O estande da Audi no Salão do Automóvel estará repleto de atrações. A marca alemã terá cinco novidades na feira, que abre as portas ao público de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. São elas: a perua RS4 Avant, os sedãs A6, A7 e A8L, e o SUV Q8.
A linha de esportivos estará muito bem representada no Salão. Depois da nova geração do RS3, que já está à venda no Brasil nas versões hatch e sedã (inédita), a Audi lançará a RS4 Avant. A quarta gergeração da perua, que tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e 60 mkgf, chegará às concessionárias em março do ano que vem.
Novo A6
Na oitava geração, o A6 cresceu. São 7 milímetros a mais no comprimento (4,94 metros), 12 mm na distância entre os eixos (2,92 m) e 12 mm na largura (1,89 m).
O novo sedã, que começa a ser vendido no Brasil no primeiro trimestre do ano que vem ganhou vincos pronunciados na carroceria e uma profusão de telas e monitores.
O A6 virá com motor 3.0 V6 de 340 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A marca divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Entre os destaques, as rodas traseiras esterçam no mesmo sentido das dianteiras acima dos 60 km/h. Isso que torna o sedã feito na Alemanha muito rápido em curvas.
O A6 é o terceiro carro da Audi (depois do A8 e do A7) a vir com o sistema batizado pela marca de Mild Hybrid Technology (MHEV), um “híbrido médio”, em tradução livre.
No lugar do motor elétrico dos híbridos “normais”, há um gerador alimentado por uma bateria de 48 Volts. Segundo informações da marca, entre outras funções o sistema permite que o A6 rode entre 55 e 160 km/h com o motor desligado por até 40 segundos.
A7 vem cheio de tecnologia
A nova geração do A7 compartilha a plataforma com o A8 e chegará às lojas do País antes do “irmão” maior. As vendas começam no primeiro semestre de 2019, juntamente com as do SUV Q8.
O A7 virá com motor V6 turbo de 340 cv e 51 mkgf. Em conjunto com o câmbio automático de sete marchas, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitados eletronicamente. A tração é sempre integral.
O pacote de itens para o Brasil inclui rodas de liga leve de 20 polegadas, bancos esportivos de couro, controle de velocidade cruzeiro adaptativo e sistema de som da Bang & Olufsen. Também há recursos de segurança ativa, como monitores de saída involuntária de faixa de rolamento e ponto cego.
O painel é virtual e a central multimídia tem duas telas sensíveis ao toque. A superior mostra informações do navegador GPS, som e outros sistemas. A inferior controla o ar-condicionado e pode servir de apoio ao comando de outras funções.
Assim como ocorre no A8 e no Q8, as telas do A7 vibram para indicar que função selecionada está ativa. Entre os opcionais há o head-up display, que projeta dados no para-brisa.
O modelo cresceu em relação à geração anterior. Agora são 4,97 metros de comprimento e 1,91 metro de largura. O porta-malas tem 535 litros de capacidade.
A8 terá entre-eixos longo
O A8 virá apenas com entre-eixos longo. A quarta geração do sedã, que chega ao Brasil em meados do ano que vem, é o primeiro carro autônomo de nível 3 do mundo. Contudo, por causa da legislação brasileira, que não prevê esse tipo de solução, o sistema virá com varias funções desligadas.
O versão oferecida no País será a A8 L (entre-eixos longo) com motor 4.0 V8 turbo de 460 cv e tração integral quattro.
Q8 fará estreia
Com o Q8 a Audi finalmente entra na onda de SUVs com aspecto de cupês. A plataforma é a mesma do Q7, mas o novo utilitário é mais largo, baixo e ligeiramente mais curto que o “irmão”. Ainda assim, é um carro grande – tem 4,99 metros de comprimento. O entre-eixos tem 3 metros e o porta-malas, 605 litros.
O motor é um 3.0 V6 de 340 cv a gasolina auxiliado pelo sistema elétrico de 48 volts, que dá uma “ajudinha” para deixar o SUV ligeiramente mais econômico. Em desaceleração, a até 22 km/h o motor já pode ser desligado, economizando combustível. As vendas devem começar em meados do ano que vem.