Você está lendo...
Audi trará nova geração do A8 para Salão de SP
Notícias

Audi trará nova geração do A8 para Salão de SP

Modelo inova em tecnologia com sistema de condução autônoma; novo A8 virá ao País com motor V6 turbo de 340 cv

Redação

23 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

a8
Audi A8 tem sistema de condução semiautônoma
Crédito:Foto: Audi/Divulgação
a8

A nova geração do Audi A8 fará sua primeira aparição no Brasil durante o Salão de São Paulo. A quarta fase do modelo é o primeiro carro de produção em série no mundo a oferecer sistema de condução autônoma nível 3. O sedã mais luxuoso da marca tem ainda tração integral e 5,17 metros de comprimento.

A perspectiva de luxo que marca os carros da Audi estão reforçadas no novo A8: algumas características chamam a atenção dos amantes de carros, como iluminação a laser, persianas elétricas nas saídas de ar, massageadores nos bancos e apoios para os pés e telas com controle remoto.

Condução autônoma

O modelo usa uma “inteligência combinada”, que reconhece semáforos e informações de riscos na via. Além disso, o navegador consegue oferecer rotas inteligentes a partir do comportamento do usuário. O sistema de condução autônoma assumirá o controle quando o trânsito estiver lento, a até 60 km/h. No entanto, precisa estar em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista.

Publicidade


O sistema é ativado usando o botão AI no console central, e vai administrar partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente, podendo retirar suas mãos do volante. Dependendo das leis nacionais, poderá até focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV. De acordo com a Audi, assim que o sistema alcançar seus limites, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução. O sistema, no entanto, não está disponível em todos os países.

Outra novidade é o assistente de estacionamento remoto. O A8 é conduzido autonomamente para dentro e para fora de uma vaga – e o motorista sequer precisa estar sentado no carro, podendo monitorar a manobra a partir de seu smartphone, com imagens em 360º geradas em tempo real.

Suspensão inteligente

A suspensão totalmente ativa promete surpreender qualquer motorista, que será capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos, com efeitos na segurança. Em combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado se houver iminente colisão lateral. Isso vai reduzir as potenciais consequências de um acidente para todos os ocupantes.


O novo A8 traz dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 a diesel e um 3.0 a gasolina. O motor a diesel desenvolve 286 cv, e a versão a gasolina, 340 cv – que deverá ser a vendida no País. Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435 cv e um 4.0 TFSI com 460 cv – virão logo a seguir. A versão de topo usa um poderoso 6.0 W12.


 

Deixe sua opinião