Uma das discussões sobre a regulamentação dos carros autônomos é sobre quem é o responsável por um possível acidente que venha a ocorrer envolvendo um desses modelos, já que a figura do motorista deixa de existir e se torna apenas um passageiro.
Segundo o chefe de pré-desenvolvimento de direção autônoma da Audi, Dr Thorsten Leonhardt, no caso dos carros da marca alemã, a companhia irá assumir a culpa por um possível acidente no futuro, como no caso do recém-lançado Audi A8.
“Quando a função é operada como indicado, se o consumidor ativa a assistência de tráfego e o usa como devido, e o carro está no controle na hora do acidente, o motorista vai até sua seguradora e ela irá compensar as vítimas do acidente e depois virá até nós para ser ressarcida”, afirmou Leonhardt.
A Audi não é a primeira companhia a afirmar que irá assumir a culpa em caso de acidentes com carros autônomos ou semi-autônomos de sua companhia. Em 2015, a Volvo já firmou um compromisso de aceitar a responsabilidade por qualquer acidente com seus veículos quando a tecnologia autônoma estiver em uso.