
A edição 2015 da CES, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorreu em Las Vegas (EUA) de 6 a 9 de janeiro, teve um grande número de inovações ligadas às quatro rodas. O maior destaque foram os carros autônomos.
Marcas estrangeiras, como as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, foram as estrelas.
A Audi foi a mais ousada das três. O sedã A7 serviu de base para um sistema autônomo que rodou cerca de 900 quilômetros até chegar a Las Vegas.
A BMW mostrou o i3 que pode estacionar sozinho. A partir de comandos feitos por meio de um relógio inteligente, o carro procura a vaga e pode até evitar obstáculos pelo caminho.
Já a Mercedes exibiu o F 015, conceito autônomo com medidas próximas às do Classe S. O protótipo é 40% mais leve que o sedã “normal” por causa do alumínio e fibra de carbono usados em sua carroceria.
No espaço da também alemã Volkswagen, havia dois carros-conceito criados a partir do Golf. O R Touch antecipa o uso de telas sensíveis ao toque maiores e configuráveis nos próximos modelos da marca. Em breve esse sistema substituirá botões e mostradores do painel.
O outro protótipo, batizado de e-Golf, pode realizar funções como abrir o teto solar a partir da leitura de gestos feitos pelo motorista.
A japonesa Toyota confirmou o acesso irrestrito as 5.680 patentes relacionadas ao Mirai H2, seu recém-lançado carro movido a célula a combustível.
Da inglesa Jaguar Land Rover, a estrela foi um sistema que “lê” sinais de cansaço e distração no rosto do condutor. Além de enviar alertas, o dispositivo podia ativar por conta própria o freio do Jaguar F-Type exposto.
Da sul-coreana Hyundai o destaque foi uma central multimídia que permite “replicar” o conteúdo de Smartphone em telas de 7 polegadas.