Você está lendo...
Automóveis inspiram arte
Notícias

Automóveis inspiram arte

A paixão pelo universo dos automóveis pode ser expressa de diversas maneiras, até por meio das artes. Essa manifestação tem um nome próprio: arte automotiva. O artista não precisa ser especialista em veículos. Basta definir o estilo e pintar

04 de dez, 2010 · 4 minutos de leitura.

 Automóveis inspiram arte


Um instante, de Nanci Marconi

Leandro Alvares

A paixão pelo universo dos automóveis pode ser expressa de diversas maneiras, inclusive por meio das artes. Essa manifestação tem até um nome próprio: arte automotiva. O artista não precisa ser um especialista em veículos. Basta definir o estilo e começar a pintar.


É o caso das brasileiras Telma Ramos e Nanci Marconi e do norte-americano Gregory Thielker, que utilizam os pincéis para criar em telas e outros materiais. Já Bruno Mantovani, Maurício Morais e Ararê Novaes recorrem a programas para computador.

?As formas, as luzes e as sombras são sedutoras nos veículos, um convite para criações?, afirma Telma Ramos.
Independentemente de o artista se sujar ou não de tinta, todas as obras exigem muito estudo e ideias criativas.

?Depois que visualizo o trabalho, são cerca de duas a três horas para desenhar?, diz Mantovani. Apaixonado por automobilismo, o autodidata se especializou em charges.


Confira a seguir uma pequena mostra com alguns dos trabalhos criados por esses seis artistas automotivos. ?Admire a técnica e, principalmente, a emoção de cada obra?, orienta a professora Nanci.

PILOTOONS
Foi com esse nome que o autodidata Bruno Mantovani batizou sua especialidade. As obras são caricaturas de pilotos e carros, como o protótipo Porsche 956 de competição. O artista também faz charges.


NÚMERO 1
Nanci a Marconi utilizou tinta acrílica para pintar o quadro em que Ayrton Senna observa a si mesmo fazendo aquilo que mais gostava.


MOTOS
A riqueza de detalhes desses modelos levou a pintora Telma Ramos a ?rabiscá-los?. Retratos, como o desta antiga BMW, são feitos com tinta a óleo.

CORVETTE 1981
Restaurado em oficina dos EUA, o carro recebeu homenagem do ilustrador Maurício Morais, que abandonou os pincéis. ?No computador é mais fácil.?


PARECE FOTO
Do norte-americano Gregory Thielker, este quadro retrata um dia chuvoso do ponto de vista de quem está no interior do veículo.


CARICATURAS
O trabalho de Ararê Novaes surgiu de uma brincadeira: ?Fiz um modelo das antigas provas de ?carretera? e mandei para um site de automobilismo. As pessoas gostaram e hoje vivo disso?, diz. Basta uma foto para ele criar o desenho, como o deste Chevrolet Opala.