
Quase quatro anos após ser lançado no Brasil, o Peugeot 3008 chega às concessionárias trazendo sua primeira reestilização, apresentada em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha). Na linha 2015, o crossover passa a ser oferecido apenas na versão Griffe, a R$ 99.900. A Allure, que custava R$ 89.990, deixou de ser importada por representar só 20% das vendas.
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As mudanças mais significativas do modelo estão na dianteira, que traz faróis mais afilados com um recorte na parte de baixo e lâmpadas de LEDs. A grade frontal agora tem filetes cromados horizontais – antes, o formato da peça era quadriculado. Já os faróis de neblina, com molduras mais discretas, seguem o padrão dos novos carros conceituais da marca.
O emblema do leão, que enfeita a frente do capô, também perdeu o fundo preto e o contorno cromado, deixando o visual dianteiro mais refinado. Na traseira, as lanternas mantêm o formato – que lembram pontas de flecha – , mas a disposição das luzes mudou, já que a iluminação de LEDs também foi incorporada nesta seção.
Por dentro, há poucas novidades. O carro perdeu a pequena tela central que mostrava as funções do rádio. No local, foi colocado um porta-objetos. As informações do sistema de som agora são projetados no monitor rebatível, de 7”, que fica sobre o painel. Nele, também são projetados os dados do GPS.
Além disso, os bancos, antes apenas de couro na versão Griffe, agora trazem uma mistura deste material com tecido.
As dimensões, as principais características do acabamento interno e o conjunto mecânico não sofreram alterações. Também foram mantidos recursos de tecnologia como o freio de estacionamento elétrico, o teto panorâmico com 1,6 m² de área envidraçada e o Head Up Display – lâmina de policarbonato transparente, localizada à frente do volante, na qual são projetados dados como velocidade.
AO VOLANTE
A dupla formada pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina, e o câmbio automático de seis velocidades, é digna de elogios. Os 165 cv e 24,5 mkgf, aliados à transmissão bem escalonada, que faz trocas com suavidade, resultam em respostas rápidas e eficientes, especialmente em arrancadas.
No modo Sport do câmbio, o giro sobe com maior rapidez e o crossover fica ainda mais esperto. Porém, o peso de 1.480 kg contribui para que o veículo peque um pouco na hora de fazer retomadas de velocidade. Já o consumo é elevado. Rodando na estrada, o computador de bordo aferiu média de 10,1 km/l.
A regulagem da suspensão também agrada, pois absorve bem os impactos mesmo em trechos irregulares e transmite segurança em curvas mais fechadas, apesar de o centro de gravidade ser alto. Outros pontos de destaque são a ampla visibilidade e o conforto interno, graças ao entre-eixos de 2,61m.