
Espaço e visual elegante nunca foram problema para o Peugeot 408, mas o câmbio automático de quatro marchas e as suspensões firmes em excesso manchavam a imagem da versão Allure, intermediária. Na linha 2014, que chega às concessionárias neste mês, esses problemas, felizmente, foram resolvidos.
Com tabela de R$ 65.990, o sedã fabricado na Argentina passa a vir equipado com a caixa automática de seis velocidades, a mesma utilizada pela opção THP, de topo da linha. Para acabar com a fama de desconfortável em pisos irregulares, foram trocadas as buchas de articulação do eixo traseiro e adotados pneus de menor resistência ao rolamento.
Na prática, as alterações aprimoraram o conforto a bordo e o desempenho do motor 2.0 flexível de até 151 cv. O câmbio de seis marchas administra de forma competente os 22 mkgf de torque entregues a 4.000 rpm. As trocas são feitas com mais suavidade que antes e as oscilações da carroceria foram reduzidas sensivelmente.
Segundo informações da Peugeot, as evoluções permitiram uma redução de 1s4 no tempo necessário para o 408 acelerar de 0 a 100 km/h. Agora, bastam 10,5 segundos. Nas retomadas de 80 a 120 km/h, a melhoria foi de 0s6.
Ao trafegar por vias esburacadas, é possível perceber que as pancadas secas das suspensões deixaram de ser comuns, como ocorria antes. O sedã está mais macio sem comprometer a estabilidade em curvas ou em alta velocidade.
Com os pneus “verdes”, o silêncio a bordo foi ampliado. Em rodovia, a 120 km/h, o isolamento acústico é impecável.
No mais, a linha 2014 do sedã manteve as virtudes e deslizes do “antigo”. Entre os pontos positivos está o amplo espaço interno. São 2,71 metros de entre-eixos e área suficiente para cinco adultos viajarem confortavelmente, com direito a saída de ventilação atrás.
A posição de dirigir agrada e o campo de visão é amplo. Mas o volante poderia ser menor e trazer aletas para trocas de marcha sequenciais.
No painel, de acabamento caprichado, faz falta um sistema de som mais intuitivo e com tela central requintada. Também não há navegador GPS e acendimento automático dos faróis quando escurece.