Chamar o novo Porsche 911 Carrera de versão de “entrada” é mera formalidade. O modelo, que parte de R$ 519 mil, é o mais barato da linha, mas de básico não tem nada. O carro alemão mostra competência de sobra para conquistar compradores numa faixa de preço pra lá de concorrida, que inclui diversas peruas e sedãs com preparação esportiva – de divisões como Mercedes-AMG, BMW M e Audi Sport (versões RS).
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O motor de seis cilindros boxer pode ter “apenas” 385 cv (ante os 450 cv do 911 Carrera S), mas a configuração de entrada compensa essa perda com o comportamento dinâmico. O modelo brilha em praticamente todas as situações, com dirigibilidade excelente tanto em trechos sinuosos quanto em velocidades elevadas, em retas. A direção é precisa e o cupê passa muita segurança ao motorista.
É difícil perceber os 65 cv a menos, pois o 911 Carrera acelera com vigor e retoma velocidade rapidamente. A disposição é fruto também da combinação do motor com o ótimo câmbio de dupla embreagem e oito marchas, que tem respostas rápidas e surpreende pela suavidade. Mesmo em manobras em baixas velocidades, não dá solavancos ou vibra como outras transmissões desse tipo.
Segundo informações da Porsche, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Com o pacote opcional Sport Chrono, o Carrera recebe um seletor de modos de condução no volante. O Sport e o Sport+ melhoram as respostas do conjunto, deixando o 911 mais ágil. Além disso, reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 4 segundos.
Para o Brasil, a versão vai mais bem equipada que a básica vendida na Europa. Os 911 Carrera levados ao País têm itens como teto solar e rodas de 20 polegadas na frente e 21 atrás. Esses itens são opcionais no mercado europeu. Há ainda itens como bancos elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis de LEDs e amortecedores controlados eletronicamente.
911 Carrera tem lista longa de opcionais
Por aqui, o modelo ainda pode ser recheado de opcionais que podem encarecê-lo muito. O próprio pacote Sport Chrono custa R$ 13.500, e pode trabalhar em conjunto com um sistema de escapamento esportivo por outros R$ 15.106. Outro extra é o sistema que eleva o eixo dianteiro, para facilitar a passagem em valetas e quebra molas (R$ 14.002).
Até mesmo os faróis podem receber dois opcionais diferentes. Para ter itens como assistente de farol alto e luzes de curva, são R$ 5.724 extras. Os de LEDs Matrix, capazes de livrar totalmente do ofuscamento carros no sentido contrário, custam R$ 16.830.
A lista é longa e pode deixar o preço do 911 Carrera próximo ao do Carrera S, que é tabelado em R$ 679 mil. No modelo mais caro, o pacote Sport Chrono e o escapamento esportivo são itens de série.