Aos poucos, as marcas do Grupo Chrysler vão renovando suas linhas de produtos, mas ainda há remanescentes do período anterior à aquisição da empresa norte-america pela italiana Fiat. É o caso do Jeep Compass, que recebeu leves modificações visuais e ficou R$ 8 mil mais barato para ganhar sobrevida. A tabela é de R$ 89.900.
Entre as mudanças, a grade frontal agora é preta, mesma cor aplicada às rodas, que passaram a ser de 18”, no lugar das de 17”. Faróis e lanternas também foram escurecidos.
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Os números do motor 2.0 – 156 cv de potência e 19,4 mkgf de torque – são aceitáveis para um utilitário de porte médio. Já o câmbio continuamente variável (CVT) que simula seis marchas – as relações são infinitas – desaponta e compromete o rendimento do carro.
Lenta, a transmissão não “casa” bem com o propulsor e limita as acelerações e retomadas de velocidade. O resultado é que o Compass fica desprovido de agilidade. A suspensão tem acerto voltado ao conforto, mas as rodas largas dão uma ajudazinha na estabilidade do utilitário em curvas. A direção com assistência hidráulica tem bom raio de giro, mas as respostas são um tanto lentas. O sistema de freios, com discos nas quatro rodas, age de forma progressiva e é eficiente.
Por dentro, o Compass traz detalhes como iluminação verde no painel, mas o visual do quadro de instrumentos é bem defasado. Em compensação, há boa oferta de porta-objetos, que estão bem alocados. A cabine acomoda bem até quatro adultos e o porta-malas tem 458 litros de capacidade.
Ficha Técnica
Preço sugerido: R$ 89.900
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv): 156 a 6.300 rpm
Torque (mkgf): 19,4 a 5.100 rpm
Câmbio: Automático, CVT
Prós
Interior: Jipe acomoda com conforto até quatro ocupantes e tem vários porta-objetos, que estão bem distribuídos.
Contras
Transmissão: Câmbio automático CVT tem respostas lentas e prejudica o desempenho do utilitário.