LUÍS FELIPE FIGUEIREDO – Brasília
Quase três anos após chegar à Europa, a segunda geração do Citroën C3 é lançada no Brasil. Com novos visual, motores e nomenclaturas, o ha tch feito em Porto Real (RJ) tem tabela a partir de R$ 39.990 na opção Origine. A intermediária, Tendance (R$ 43.990), como a avaliada, traz o mesmo motor 1.5 de até 93 cv da de entrada. De topo, Exclusive, com o 1.6 de 122 cv, vai de R$ 49.990 a R$ 53.990 (com câmbio automático).
Talvez por ter ficado tanto tempo sem mudanças desde 2003, a sensação é que o C3 melhorou muito. No visual, destaca-se o para-brisa “Zenith”, de 1,35 metro de comprimento (ante 99 cm do convencional). Por dentro há uma cobertura retrátil.
Além da cara imponente, o C3 cresceu. Com a nova base do Grupo PSA que será usada no Peugeot 208, o Citroën ganhou quase 10 centímetros no comprimento e 4,1 centímetros na largura. Desde a versão intermediária há LEDs no para-choque.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Não houve mudanças no entre-eixos, de 2,46 metros. Mas o rearranjo produziu espaço para as pernas de quem vai atrás. O porta-malas encolheu 5 litros, para 300 litros. O tanque de combustível cresceu 8 litros (55 l).
A posição de guiar melhorou, mas ou os braços ficam esticados, para que as pernas estejam confortáveis, ou é preciso dobrá-las muito, para ter boa empunhadura do volante. O ajuste do encosto por alavanca não ajuda.
A qualidade do acabamento agrada. Os comandos dos vidros elétricos estão na porta, bem ao alcance do motorista. Há ajuste de altura e distância para o volante, que tem bom diâmetro.
Rodando, o C3 está mais agradável. O isolamento acústico melhorou e o nível de ruído é baixo. A caixa de câmbio está bem escalonada e, a 120 km/h em quinta marcha, o conta-giros marca 3.500 rpm. Em subidas o 1.5 mostra bom fôlego.
A suspensão está equilibrada. Ao passar por buracos, não bate como antes. A direção elétrica tem boa carga e precisão em movimento. Em manobras, é leve.
De série o C3 Tendance traz trio elétrico, ABS, air bag dianteiro duplo, som com entrada auxiliar e USB. As rodas de liga leve têm 15” e os pneus são 195/60.
(Viagem feita a convite da Citroën)