26/08/2012 - 4 minutos de leitura.

Avaliação: Cobalt com novo motor 1.8

A partir da próxima semana, o Chevrolet Cobalt passa a ter opção de motor 1.8. Desde que foi lançado, no fim do ano passado, o sedã era oferecido apenas com o 1.4. Com o propulsor “maior” a tabela parte de R$ 43.690 na versão LT e de R$ 46.990 na LTZ

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LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
FOTOS: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO

A partir da próxima semana, o Chevrolet Cobalt passa a ter opção de motor 1.8. Desde que foi lançado, no fim do ano passado, o sedã era oferecido apenas com o 1.4. Com o propulsor “maior” a tabela parte de R$ 43.690 na versão LT e de R$ 46.990 na LTZ.

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Com o câmbio automático de seis marchas, outra novidade na linha, os preços sugeridos são de R$ 46.690 e R$ 49.990, respectivamente. De série o carro feito em São Caetano do Sul (SP) traz ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS, air bags na dianteira, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos, entre outros itens.

A opção LTZ acrescenta sensor de estacionamento na traseira, faróis de neblina e toca-CDs com leitor de MP3 e entradas USB e auxiliar. A LT automática e as LTZ têm volante de couro.


O propulsor 1.8 é o mesmo que equipa a recém-lançada minivan Spin e desenvolve até 108 cv com etanol. Embora seja só 4 cv mais potente que o 1.4, traz expressivo ganho no torque. São 17,1 mkgf a 3.200 rpm, ante os até 13 mkgf à mesma rotação do motor “menor”.

A caixa automática estreou no Cruze e está no Sonic e na Spin. No Cobalt tem opções de trocas manuais por teclas na alavanca.


Por causa da posição, o recurso não é agradável de usar. Melhor é deixar no modo automático. As mudanças ocorrem sem trancos e a caixa é “inteligente”. Responde bem em retomadas e segurando marcha em descidas.

Na versão manual de cinco velocidades, o câmbio tem diferencial mais longo (4,19:1) que o utilizado na versão 1.4. No sedã “mais fraco” a relação é de 4,87:1, para o carro ganhar força.

O torque, 31,5% maior, deixou o Cobalt melhor de dirigir e com mais fôlego. Principalmente em baixas rotações. É a força que faltava ao três-volumes, que manteve o bom acerto de suspensão.


Externamente, identificam as versões 1.8 o defletor na tampa do porta-malas, novas calotas (LT) ou rodas (LTZ). Nas opções de topo há ainda faróis e lanternas com fundo escuro.

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