Avaliação: Fiat Strada Adventure 2011

Fiat Strada Adventure Locker 2011 passa a vir com o 1.8 16V da Fiat Powertrain Technologies no lugar do 1.8 8V fornecido pela GM. A tabela parte de R$ 48.140 e modelo aumentou potência em 16% com novo propulsor

Por 06 de out, 2010 · 3m de leitura.

Visual aventureiro da picape não foi mexido (Fotos: Sérgio Castro/AE)

Nícolas Borges

Na série de renovações que a Fiat vem aplicando aos modelos de sua linha, a principal novidade é a família de propulsores E.torQ. A bola da vez é a Strada Adventure Locker, que passa a vir com o 1.8 16V da Fiat Powertrain Technologies no lugar do 1.8 8V fornecido pela GM. A tabela parte de R$ 48.140. A substituição trouxe um aumento de potência de 16% (de 114 para 132 cv). O desempenho, que já era bom, melhorou. Apesar de o torque ter praticamente se mantido (foi de 18,5 para 18,9 mkgf), as acelerações estão mais empolgantes. E com menos aspereza, fruto do projeto mais moderno do motor.

Não dá para esquecer a suspensão elevada e os pneus lameiros, que pedem ao motorista para que a força seja apreciada com moderação no asfalto. Mas, sendo um veículo de carga, a Strada aventureira até que se comporta bem. Fora o motor, nada mudou em relação ao modelo 2010. No visual, isso significa que o estilo continua rebuscado, como se vê nos para-choques, para-lamas e santantônio. O que deve ser bom para seu público, já que as versões Adventure representam cerca de 30% das vendas totais da picape, de acordo com informações da Fiat.


Essa participação inclui as duas cabines – estendida e dupla (esta sai a R$ 50.360). O bloqueio eletrônico de diferencial, que ajuda em apuros off-road, é item de série na versão estendida e opcional na dupla. Os E.torQ estrearam no Punto, em julho. Depois passaram a equipar a linha Palio (hatch, perua, picape e Siena), o sedã Linea e o furgovan Doblò.