LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Gira-se a chave e o motor V8 5.5 de 507 cv acorda com um rugido. Em movimento, são necessários apenas 5,5 segundos para atingir os 100 km/h. Parece que estamos falando de um esportivo, mas trata-se do Mercedes-Benz G 55 AMG, jipão de 2,5 toneladas tabelado a US$ 295 mil (cerca de R$ 500 mil).
Rival do Land Rover Range Rover Vogue (R$ 416 mil na versão V8 5.0 Supercharged), é produzido quase à mão na Áustria, em uma fábrica de caminhões. Depois, recebe o tratamento da divisão de preparação da Mercedes.
Com câmbio automático de cinco marchas e tração 4×4, faz poucas concessões. Entre elas, botões para acionar a reduzida e os bloqueios dos diferenciais (dianteiro, traseiro e central). Também há ABS, faróis bixenônio e controle de estabilidade.
A carroceria, com partes de aço e plástico, é montada sobre chassi e os eixos são rígidos na dianteira e na traseira, com molas helicoidais (nada das pneumáticas, como no Range Rover). Os ocupantes chacoalham a bordo, percebendo cada ondulação do piso. E a carroceria do jipão inclina bastante em curvas.
As rodas de liga leve com pneus 275/55 R19 para asfalto enganam. O G 55 AMG vai incrivelmente bem na lama e supera obstáculos com facilidade.
Esse lado rústico, praticamente intacto desde seu surgimento, em 1979, é suavizado pelo luxo sem economias do interior. Inclui sistema de som e leitor de DVDs, tem detalhes de madeira no painel e volante, teto revestido de alcântara, resfriador dos bancos dianteiros (todos são de couro) e até câmera e sensores atrás para ajudar a estacioná-lo.
Esse G também não economiza com os 96 litros de gasolina do tanque. Aferindo pelo computador de bordo, fez 4,5 km/l.
Nas ruas, chama a atenção não só pelo urro que sai do escapamento quando se acelera fundo e pelo porte avantajado, mas por ser raro. Desde seu relançamento no País, em 2008, foram vendidas apenas 25 unidades, dez delas neste ano. É comum alguém perguntar “que carro é esse?” e fazer cara de espanto e dúvida ao ouvir que se trata de um legítimo Mercedes-Benz.