Avaliação: Hyundai Elantra é bom, mas caro

Completo e com ótima mecânica, sedã médio sul-coreano da Hyundai parte de R$ 89.750

Por 08 de out, 2014 · 5m de leitura.

Disputar compradores no concorrido segmento de sedãs médios exige que as montadoras atualizem seus carros o tempo todo. Na linha 2014, o Hyundai Elantra ganhou retoques no visual e itens de série – o câmbio automático de seis marchas foi mantido, assim como o motor 2.0 flexível de até 178 cv, exclusivo para o mercado brasileiro. O desafio da marca sul-coreana é convencer o consumidor a desembolsar R$ 89.750 pelo modelo, que chega a R$ 92.790 com teto solar e tem rivais como o Peugeot 308 THP, a partir de R$ 76.390, e Chevrolet Cruze, que começa em R$ 86.900.

Na dianteira do Elantra há novos para-choque, grade e faróis, que também ganharam luzes de LEDs de uso diurno. Atrás, os retoques foram ainda mais sutis. O principal destaque é o novo difusor sob o para-choque, pintado de preto. De acordo com informações divulgadas pela fabricante sul-coreana, o modelo recebeu 75 novos itens. É o caso das belas rodas de liga leve de 16 polegadas e dez raios.


Essas atualizações também incluem o reposicionamento das saídas do ar-condicionado no painel dianteiro e ajustes no apoio central para os braços. É nova a tela de sete polegadas do sistema multimídia, na qual são projetadas as imagens captadas pela câmera traseira, além de incorporar navegador GPS, leitores de CDs, DVDs e conexão Bluetooth, Por meio do dispositivo o motorista pode ainda consultar e configurar várias funções do carro.

Dos itens de série há bancos revestidos de couro (com ajustes elétricos), seis air bags, controles de tração e estabilidade e distribuição eletrônica das forças de frenagem. Entre os recursos, há um interessante, e pouco comum no segmento, sistema que gerencia a estabilidade automaticamente.

Em movimento. Além de ser bonito por fora, por dentro o Elantra é muito bem acabado. O espaço interno acomoda bem até cinco adultos, mas passageiros com mais de 1,80 metro viajando no banco de trás podem raspar a cabeça no teto por causa do desenho da carroceria.


Rodando, o Elantra agrada bastante. O motor, com duplo comando de válvulas variável, casa bem com o câmbio sequencial e garante um rodar suave e acelerações vigorosas. Mas, embora o isolamento acústico seja bom, quando o motorista pisa com muita força no pedal do acelerador o ruído acaba incomodando. Já as trocas de marcha são feitas de forma quase imperceptível.

Ao entrar rápido em curvas fechadas, os controles eletrônicos mantêm o sedã firme. O Elantra bem que poderia ter freio de estacionamento elétrico, disponível inclusive no i30.

Prós


ACABAMENTO

Completo de série, sedã tem interior caprichado e ampla lista de itens de série.

Contras


ISOLAMENTO ACÚSTICO

No geral, silêncio impera na cabine, mas ao acelerar forte, ruído do motor incomoda.

Ficha Técnica


Preço sugerido: R$ 92.790 (com teto solar)

Motor: 2.0, 4 cil, 16V, flexível

Potência (cv)*: 178 (E) a 6.200 rpm


Torque (mkgf)*: 21,5 a 4.700 rpm

Câmbio: Automático, seis marchas