Thiago Lasco
A Jeep começou a vender no País a versão a diesel do Grand Cherokee, que está em sua quarta geração. Apresentada ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel, em outubro do ano passado, essa opção, a Limited CRD, é a de topo da linha no Brasil, tabelada a R$ 219.900.
O motor, V6 turbo de 3 litros, gera 241 cv e pode acelerar o jipe de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 202 km/h, de acordo com informações da fabricante. O câmbio é automático de cinco velocidades.
Na estrada, o conjunto garante uma condução confortável e prazerosa, com baixo nível de ruído e respostas rápidas.
A tração integral tem cinco ajustes. No modo Sport, deixa o jipão mais esperto e divertido de guiar. Os demais são para fora do asfalto: ajudam a encarar pedras, lama e buracos, coordenando tração, aceleração, câmbio e freios.
É nesse hábitat que o Cherokee mostra a que veio. Não perde a aderência e transmite segurança mesmo aos “trilheiros” menos experientes.
CONFORTO
A cabine tem couro e apliques de madeira, que dão um toque sóbrio ao painel. A regulagem elétrica permite ajuste preciso dos bancos dianteiros, que têm memória e aquecimento.
A lista de itens de série é igual à da versão a gasolina. Inclui ar-condicionado com duas zonas de resfriamento, teto solar elétrico, sete air bags e coluna de direção regulável.
O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 6”, disco rígido de 30 Gb, som com nove alto-falantes, subwoofer e entrada USB. Para quem vai atrás, há leitor de DVD com tela de 9”, controle remoto e fones sem fio.
A novidade da Jeep concorre com as versões a diesel do Land Rover Discovery 4 (que parte de R$ 243.900) e do Mitsubishi Pajero HPE (R$ 201.990).
Movido a gasolina, o Cherokee custa R$ 179.900 na versão Limited e R$ 159.900 na Laredo, de entrada na linha.
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