Avaliação: Mercedes Classe C Coupé

Recém-lançado no País e custando R$ 126.500, o Mercedes Classe C Coupé tem um belo desenho, mas seu desempenho não empolga muito. Possui câmbio automático de sete marchas, motor quatro cilindros de 1,8 litro e 156 cv de potência.

Por 08 de dez, 2011 · 3m de leitura.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Recém-lançado no País, o Mercedes-Benz C 180 Coupé trouxe jovialidade à linha mais vendida da marca alemã. Primeiro cupê do Classe C, foi revelado no Salão de Genebra (Suíça) e tem preço sugerido de R$ 126.500. Na hierarquia da “família C”, ele só é mais caro que o sedã, cuja tabela parte de R$ 116.900.

Assim como o CLK, que ele substitui, seu principal destaque é a beleza das linhas, que o tornam de fato mais jovem do que o sedã. No interior, com revestimento em dois tons, há apenas quatro lugares. Os de trás são melhores para duas crianças ou adultos de baixa estatura. Ocupantes com mais de 1,70 metro vão passar aperto ali.


A mecânica é a mesma do três-volumes de entrada: câmbio automático de sete marchas com opção de trocas manuais sequenciais e motor quatro-cilindros de 1,8 litro, com turbo e injeção direta de gasolina, com 156 cv de potência. Este é o único aspecto que acaba comprometendo a citada “jovialidade”.

O propulsor tem várias qualidades, mas não dá desempenho de arrebatar ao cupê. Melhor seria a versão 250 CGI, oferecida na Europa. Trata-se do mesmo motor, mas com 204 cv. Os 48 cv a mais fazem toda a diferença.


Para conseguir agilidade, deve-se utilizar o câmbio sempre no modo esportivo. O acionamento é por botão no console.
Entre os equipamentos de série, há sistema de som com entrada USB, teto solar e pneus 225/45 R17. Os amortecedores possuem carga variável.

Os bancos dianteiros contam com regulagem elétrica. O ajuste longitudinal é feito manualmente. Com 450 litros, seu porta-malas é apenas 25 litros menor que o do sedã.


Segundo informações da fábrica, o cupê responde por 10% das vendas do Classe C no Brasil.