Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Avaliação: Ram Rampage com novo motor 2.2 turbodiesel fica mais ágil e econômica

Primeira grande mudança na Rampage desde o lançamento, novo motor chega para atender legislação de emissões, mas caiu muito bem na picape

Por Thais Villaça 28 de mar, 2025 · 11m de leitura.

Desde que foi lançada, em meados de 2023, a Ram Rampage exerceu certo fascínio do público. Um modelo menor e mais acessível da marca conhecida pelas grandes picapes norte-americanas que são objetos de desejo, mas não muito práticas e nem muito amigáveis ao bolso. Além de ter sido desenvolvida e produzida aqui. E fez um sucesso razoável no mercado brasileiro, vendendo mais de 23 mil unidades em 2024, seu primeiro ano cheio de vendas. 

No fim do ano passado, a Rampage recebeu sua maior novidade desde a estreia: um novo motor 2.2 turbodiesel, que substituiu o antigo 2.0. É um movimento que a Stellantis vem fazendo em toda a sua linha, como no Jeep Commander e, mais recentemente, na Fiat Toro

Mas o motivo da troca não tem a ver com o desempenho – mesmo que esse quesito tenha evoluído bastante. E sim para atender as normas de emissões do Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro. A norma exige níveis de emissões menores e tem critérios mais rigorosos para índices de consumo nos veículos vendidos no País. Como resultado, uma picape mais potente e econômica, unindo o melhor dos dois mundos para a Ram – e para quem levar a caminhonete para casa.


Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Novo motor da Rampage

Começando pelo novo e mais moderno motor 2.2 Multijet, que traz um sistema de injeção de combustível mais eficiente, além de turbo de geometria variável. Assim, sai de cena o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 mkgf para dar lugar à novidade, que rende 200 cv e 45,9 mkgf. O câmbio automático de nove marchas também evoluiu, adotando um diferencial 14% mais longo. Isso possibilita a redução de rotação do propulsor em diferentes velocidades, por exemplo.

Com esse ganho de potência e torque, o desempenho também foi beneficiado. Assim a aceleração de 0 a 100 km/h agora ocorre em 9,9 segundos (antes, o número ficava em 10,9 s). Já a velocidade máxima pulou de 186 km/h para 196 km/h, de acordo com a montadora. O consumo, por sua vez, também melhorou: segundo o Inmetro, são 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l, na estrada (9,9 km/l e 12,8 km/l, respectivamente, no 2.0 turbodiesel).


Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Medidas e capacidades

Mesmo com as mudanças no “coração” das versões turbodiesel, a Rampage não teve alterações estéticas ou mudanças nas medidas. Então, só recapitulando, vamos às medidas da picape. São 5,03 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. 

Outros índices importantes nesse tipo de veículo são os ângulos de entrada (25,5o) e saída (27,5o), além da altura mínima em relação ao solo, de 22,3 cm. A caçamba tem 980 litros de capacidade e leva até 1.015 kg de carga. Já a capacidade de reboque chega a 400 kg.


Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Interior e equipamentos

A versão testada Laramie é a de topo entre as opções equipadas com o novo motor turbodiesel. Entre os diferenciais externos estão os acabamentos cromados em grade dianteira, retrovisores, maçanetas, frisos, emblemas e para-choque traseiro. Já o interior tem materiais de qualidade ao toque, revestimentos de couro e boa dose de tecnologia. Há painel de instrumentos digital de 10,3”, além de central multimídia de 12,3” com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. 

Destaque ainda para carregador de celular por indução, luzes ambiente e sistema de som premium assinado pela Harman Kardon. Outros equipamentos de praxe também são encontrados no modelo, como ar-condicionado de duas zonas, volante com ajuste de altura e profundidade, partida por botão, faróis Full LED, bancos dianteiros com regulagens elétricas, seis portas USB e rodas de liga leve aro 18.


No quesito segurança, a linha 2025 da picape recebeu novos assistentes de direção nível 2. Assim, combina o sistema de centralização de faixas ao controle de cruzeiro adaptativo para poder contornar curvas de maneira autônoma. Além disso, sua lista de itens de série tem ainda alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, detecção de tráfego traseiro cruzado e monitoramento de ponto cego, por exemplo. Câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags completam os recursos de segurança.

Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Ao volante da Rampage

Se eu fosse descrever a grande diferença entre a Rampage 2.0 e a nova 2.2, a palavra seria agilidade. Impressiona como a caminhonete evoluiu nesse sentido, com respostas mais rápidas nas ultrapassagens e arrancadas. O modelo anterior era bem mais moroso nessas situações. Ajuda o fato de as trocas de marchas serem feitas em rotações mais baixas, de cerca de 1.500 giros. E isso influencia, inclusive, no silêncio a bordo. Antigamente, os modelos a diesel eram implacáveis nessa categoria, com vibrações e barulhos que chegavam a incomodar em um trânsito pesado.


Outro destaque da Rampage é o fino acerto da suspensão. Primeiro que não existe mais aquela característica de “pula-pula” na traseira, especialmente com a caçamba vazia. Mas a dirigibilidade, mesmo voltada para o conforto, é bem equilibrada. Desse modo, ela faz curvas com segurança – sem abusos, claro – e com pouca rolagem da carroceria, o que surpreende. Bons ângulos de entrada e saída também são essenciais para que o veículo passe por buracos e valetas sem perrengues.

Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Conclusão

A Rampage é uma picape que não parece picape. O que isso significa? Que no dia a dia, você mal nota que está a bordo de um veículo cuja principal função – ao menos no papel – é o trabalho pesado e a capacidade de carregar cargas. Ou seja, sua dirigibilidade mais lembra a de um SUV médio que a de uma caminhonete tradicional. Não chega a empolgar como a versão a gasolina, claro, mas ainda assim foi um salto importante em relação ao antigo motor.


E isso não tem a ver somente com a plataforma monobloco que outros SUVs da Stellantis usam, como os Jeep Renegade, Compass e Commander. Mas as caminhonetes modernas mostram como a indústria evoluiu a olhos vistos – afinal, quem rodou com modelos a diesel 10 anos atrás sente como as coisas mudaram em termos de conforto, agilidade e até acústica. A cereja no bolo é que quem sempre sonhou em ter uma picape da Ram, mas se assustava com 1500 e companhia, tem uma alternativa bem mais palatável para rodar tanto na cidade como em estradas de terra. Onde ela também vai muito bem, aliás.

Ram Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel
Ram/Divulgação

Ficha técnica

Ram Rampage Laramie 2025


  • Motor: 2.2, quatro cilindros, injeção direta, turbodiesel
  • Potência: 200 cv a 3.500 rpm
  • Torque: 45,9 mkgf a 1.500 rpm
  • Câmbio: Automático, 9 marchas, tração integral
  • Velocidade máxima: 196 km/h
  • 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
  • Comprimento: 5,03 m
  • Largura: 1,89 m
  • Altura: 1,78 m
  • Entre-eixos: 2,99 m
  • Altura do solo: 22,3 cm
  • Ângulo de entrada: 25,5o
  • Ângulo de saída: 27,5o 
  • Caçamba: 980 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Rodas e pneus: 235/60 R18
  • Peso (ordem de marcha): 1.951 kg
  • Preço: R$ 278.990

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toro Ranch com motor diesel de 200 cv: melhor versão já feita da picape?