MILENE RIOS
Florianópolis – O segmento de hatches está mudando de cara no País. E para proteger seu “menino de ouro”, que representa 43% de suas vendas, a Renault mexeu no visual e nos preços do Sandero. A opção de entrada, Authentique, ficou cerca de R$ 1 mil mais em conta em relação à linha 2011 e parte de R$ 28,7 mil.
A Stepway agora é tabelada em R$ 42,6 mil, uma redução de mais de R$ 3 mil ante a versão anterior.
Esteticamente, o carro-chefe da marca francesa herda alguns elementos do Stepway Concept, apresentado durante o Salão de São Paulo do ano passado. São do protótipo a parte metálica que liga o capô ao para-choque, os faróis de neblina e as entradas de ar.
Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e a tampa do porta-malas recebeu o nome do modelo abaixo do logotipo.
Já a cabine traz algumas características do conceito conversível Sand’up, de 2008. É o caso do acabamento cromado no velocímetro e conta-giros, console central preto, novos tecidos de revestimento dos assentos e painéis da porta, além de peças plásticas texturizadas, que deixaram o visual mais elegante.
Há ainda comando interno de abertura da tampa do combustível no assoalho, ao lado do banco do motorista, e um novo sistema de som, de melhor qualidade. O equipamento tem conexão Bluetooth e entradas para iPod e USB.
Para ajudar na ergonomia, os botões de acionamento do vidro elétrico migraram do console central para as portas.
A fabricante informa que o isolamento acústico foi melhorado, mas o ruído do motor na cabine continua incomodando. O câmbio de cinco marchas tem engates macios e precisos.
Com as mudanças, a Renault estima que as vendas do Sandero cresçam 20%. A próxima novidade na linha será uma versão com câmbio automático, que deve chegar até o fim deste ano.