Avaliação: Renault Sandero automático

O segmento de compactos sem pedal de embreagem, que teve o Peugeot 207 como pioneiro no País, está crescendo. O mais recente integrante do clube é o Renault Sandero, que acaba de receber câmbio automático de quatro marchas. Preço é de R$ 43.900

Por 27 de jul, 2011 · 5m de leitura.

(Fotos: Renault/Divulgação)

RAFAELA BORGES

O segmento de compactos sem pedal de embreagem, que teve o Peugeot 207 como pioneiro no País, está crescendo. O mais recente integrante do clube é o Renault Sandero, que acaba de receber câmbio automático de quatro marchas. A novidade está disponível na versão de topo, Privilège. O preço sugerido parte de R$ 43.900 e o motor é o 1.6 16V flexível de até 112 cv.

Com a opção automática, o motor de quatro válvulas por cilindro passa a ser oferecido no Sandero “normal” – até agora, ele só equipava a versão “aventureira” Stepway. A Privilège com caixa manual traz o 1.6 8V (até 95 cv, a R$ 40.400).


Voltando à nova configuração, o conjunto motor-câmbio não agrada em baixa rotação. As relações longas da caixa de apenas quatro velocidades não ajudam o Sandero a embalar. Quando é muito exigido, o carro responde lentamente. Para piorar, nessa situação o ruído do motor invade a cabine.

Apesar de a Renault informar que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,7 segundos com etanol, o Sandero automático passa a impressão de ser lento. Por ter 16 válvulas, o motor perde fôlego em giro baixo, o que prejudica as retomadas mais fortes.


Ao fazer uma ultrapassagem, por exemplo, o ideal é usar a função sequencial do câmbio. Nesse caso, o motorista consegue fazer as trocas de marcha em alto giro e, apesar da “gritaria” do 16V, o Sandero fica espertinho.

Em velocidade constante o barulho do motor incomoda menos. E acima das 3 mil rpm, as retomadas de velocidade ocorrem de forma mais eficiente.


Há muitos pontos positivos nesse Renault. Para começar, o Sandero, o 207 e o Citroën C3 são os únicos automáticos do segmento. Rivais como VW Gol e Fiat Palio contam com transmissões automatizadas, que produzem trancos nas passagens de marcha.

Nesse aspecto, o Sandero é o melhor. Seu câmbio é mais eficiente que o do Peugeot. Além disso, ele tem o maior espaço interno do segmento de compactos – o hatch compartilha a plataforma com o sedã Logan.

A lista de equipamentos é ampla. De série há ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rádio com entradas auxiliar e USB, além de rodas de liga leve e air bags, entre outros itens. Dos opcionais, destaques para os freios ABS e o volante revestido de couro.