Você está lendo...
T-Cross com motor 1.0 turbo é o T-Cross do mundo real
Avaliação

T-Cross com motor 1.0 turbo é o T-Cross do mundo real

Versões do T-Cross com motor 1.0 turbo não trazem tecnologias impressionantes, mas andam bem e são confortáveis

Rafaela Borges, de Mangaratiba (RJ)

29 de mar, 2019 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

T-Cross com motor 1.0 turbo
A versão avaliada, 200 TSI com câmbio automático, sai a R$ 94.450
Crédito:Crédito: Volkswagen

O T-Cross, primeiro SUV nacional da Volkswagen, está chegando às lojas com dois motores. O motor 1.4 aparece apenas na versão de topo, Highline. Já o 1.0 turbo, avaliado pelo Jornal do Carro, é oferecido em três configurações.

Confira o vídeo do VW T-Cross 1.0 (200 TSI)

Publicidade


Versão de entrada na gama, o T-Cross 200 TSI com câmbio manual de seis marchas custa R$ 84.990. Com câmbio automático de seis marchas e alguns itens de série a mais, o preço sobe para R$ 94.450. Já a versão Comfortline custa R$ 99.990.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

O motor 1.0 turbo flexível com injeção direta de combustível dá força ao T-Cross em arrancadas a partir de baixas rotações. É o mesmo propulsor do Polo. Ele entrega 128 cv (etanol) e 20,4 mkgf de 2.000 a 3.500 rpm.


Isso deixa o T-Cross bom para fazer ultrapassagens e satisfatório em subidas. O problema são as arrancadas a partir de altas rotações. Como a curva de entregue do torque máximo tem intervalo de apenas 1.500 rpm (2.000 a 3.500 rpm) – e a potência não é das mais altas -, ele sofre um pouco nessas situações.

O Polo topo de linha, que tem o mesmo conjunto, vai melhor que o T-Cross nesse caso. Até por ter melhor relação peso-potência.

Já o câmbio automático é bastante rápido e confortável nas trocas, sem trancos. Mesmo em rotações acima de 3 mil rpm, o barulho do motor não invade a cabine, que tem ótimo isolamento acústico.


A suspensão tem ajuste confortável, filtrando bem as imperfeições do piso. Mas a carroceria balança um pouco em altas velocidades, embora não role quase nada em curvas. A direção tem boas respostas em alta velocidade, mas é leve além da conta abaixo de 60 km/h.

Acabamento é pobre

Na versão 200 TSI automática, que avaliamos, o volante multifuncional é revestido de couro com costura aparente. Os bancos são revestidos de tecido.


Em todo o painel, principalmente o das portas, o plástico é duro demais. Acima do porta-luvas, é um pouco mais trabalhado. Ainda assim, a cabine é simples. As peças, porém, são bem encaixadas.

O painel de instrumentos analógico tem boa leitura e telinha de TFT com computador de bordo no centro. O virtual só está disponível – como opcional – para a versão Highline.


Itens mais interessantes estão no T-Cross Comfortline

Todos os T-Cross saem de fábrica com seis air bags e rodas de liga leve de 16 polegadas. O 200 TSI automático acrescenta central multimídia com tela de 6,5″ (há rádio convencional na opção com câmbio manual).

Na traseira, há saídas de ar-condicionado e duas entradas USB. Opcionalmente, pode receber multimídia com tela de 8″, Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré. O pacote custa R$ 1.590.

Vídeo semana: Teste do novo BMW Série 3


Entre os itens de série do T-Cross Comfortline, há ar-condicionado digital (apenas uma zona de temperatura) e sistema de alerta pós-colisão.

O catálogo Comfortline é o que mais tem opcionais. Há teto solar panorâmico e assistência ao estacionamento, entre outros sistemas.


O espaço traseiro é bom para dois adultos. O centro do banco é bom apenas para crianças. O porta-malas tem 373 litros de capacidade.

Prós e contras

PRÓS: Motor e câmbio. Conjunto responde bem em situações comuns no cotidiano, como retomadas de velocidade e subidas. Silêncio a bordo se destaca.

CONTRAS: Acabamento. Apesar de ter peças bem encaixadas, é muito simples e com materiais que não agradam, como o plástico muito duro.


Ficha técnica – T-Cross 200 TSI Automático

Preço sugerido – R$ 94.450
Motor – 1.0, 4 cilindros, 16V, flexível
Potência – 128 cv (etanol)
Torque – 20,4 mkgf a 2.000 rpm
0 a 100 km/h – 10,4 segundos
Velocidade máxima – 189 km/h
Câmbio – Automático, seis marchas
Comprimento – 4,20 metros
Entre-eixos – 2,65 litros
Porta-malas – 373 litros
Consumo urbano (et/gas) – 7,6/11 km/l
Consumo rodoviário – 9,5/13,5 km/l

Fonte: Volkswagen

Deixe sua opinião