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Avaliação: Touareg V8 R Line
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Avaliação: Touareg V8 R Line

O Touareg é o mais humilde de um trio de primos abastados. Custa menos e não tem a mesma tradição dos parentes Porsche Cayenne e Audi Q7 no mercado de luxo. Para atrair mais interessados, ele ganhou pacote esportivo R Line e sai por R$ 333.700.

02 de set, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliação: Touareg V8 R Line

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RAFAELA BORGES

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O Touareg é o mais humilde de um trio de primos abastados. Custa menos e não tem a mesma tradição dos parentes Porsche Cayenne e Audi Q7 no mercado de luxo. Para atrair mais interessados, o Volkswagen ganhou pacote com apelo esportivo R Line e sai por R$ 333.700.

São R$ 1.300 a menos que a versão de entrada do Porsche, que traz motor V6 de 300 cv, enquanto o Touareg R Line vem com o V8 4.2 de 360 cv. Com o oito cilindros de 400 cv, o Cayenne parte de R$ 459 mil. Já o Q7 tem o V6 3.0 de 333 cv e sai a R$ 332 mil.

Os três utilitários-esportivos alemães tem em comum a plataforma e diversos componentes da carroceria. A Audi é uma das marcas do Grupo Volkswagen, que por sua vez é dona da maior parte das ações da Porsche.


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Voltando ao Touareg, o pacote esportivo R Line eleva sua tabela em R$ 25.511. O equipamento mais interessante é o Area View, composto por quatro câmeras que dão ao motorista uma visão de 360 graus do carro, com imagens projetadas na tela do console central. Ajuda em manobras de estacionamento e também no uso off-road.


O sistema multimídia tem navegador GPS e leitor de DVDs. Há ainda o detector de fadiga, que emite sinais sonoros quando “percebe” que o motorista está cansado. De resto, os extras são visuais. Entre os destaques, há rodas de 20”, bancos de couro de dois tons e detalhes de aço escovado nos painéis internos.

Em movimento, a estabilidade do Touareg chama a atenção. Em alta velocidade, ele se comporta como um sedã, sem grandes oscilações. Nas curvas, parece rodar sobre trilhos. Responde de pronto aos movimentos do volante e não “sai da linha”.


Os 45,4 mkgf de torque não impressionam em um V8, mas são mais que suficientes para fazer o jipão arrancar com eficiência. Conforme dados da Volks, o Touareg V8 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

As retomadas, no entanto, poderiam ser melhores. Há alguns motores V6 no mercado com números bem parecidos.


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