Avaliação: Volkswagen Black Gol

A Volkswagen está fazendo o que pode para manter em alta o Gol, líder de vendas no País há 25 anos. Uma das estratégias foi lançar a série Black do hatch, limitada a 800 unidades que traz vários itens extras e motor 1.0 de até 76 cv por R$ 34.320

Por 16 de fev, 2012 · 3m de leitura.

TIÃO OLIVEIRA

A Volkswagen está fazendo o que pode para manter em alta o Gol, líder de vendas no País há 25 anos seguidos. Enquanto a versão duas-portas, prevista para meados deste ano, não chega, a marca lança séries especiais para manter o hatch atrativo. Como a Black, limitada a 800 unidades, que vem equipadinha, tem motor 1.0 e tabela de R$ 34.320.

Apenas na cor preta, a série Black Gol traz faróis escurecidos e de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas pintadas de cinza e defletor traseiro. Por dentro há direção hidráulica e volante da versão Power, console central estendido, banco traseiro rebatível e rádio, entre outros.


Em movimento não há diferenças entre essa edição e as versões “regulares” do Gol. O hatch mantém o ótimo câmbio manual de cinco marchas, com trocas suaves e engates precisos. Destaque também para o bom acerto das suspensões, caso raro no segmento entre equilíbrio e maciez. O motor é o conhecido 1.0 flexível de até 76 cv.

Se não é um primor em termos de desempenho, dá conta da tarefa de mover o Volkswagen com algum ímpeto. De acordo com informações da fabricante, o Black Gol pode acelerar de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e alcançar 165 km/h de máxima.

Mercado – Para quem procura um modelo 1.0 mais equipado, a série especial do Gol é um bom negócio. “Você paga menos do que gastaria se comprasse os equipamentos à parte”, afirma o consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa. De acordo com ele, como essa edição não tem nenhum item muito chamativo, o consumidor também não terá trabalho extra na hora da revenda.