MILENE RIOS
FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
A Space Cross desembarca no País na semana que vem. Feita na Argentina, trata-se da versão com apelo aventureiro da perua Volkswagen. A tabela parte de R$ 57.990 para a versão com câmbio manual de cinco marchas ou de R$ 60.690 no caso da automatizada I-Motion.
A principal alteração está na suspensão, que foi elevada. São 3,3 cm a mais na dianteira e 3,5 cm na traseira. Os pneus, 100% para uso em asfalto, são maiores e mais largos (205/55 R15) para compensar o ganho de altura.
No visual, apesar de compartilhar aspectos na dianteira com o CrossFox, como a máscara escurecida nos faróis e apliques de plástico no para-choque, a Space Cross é mais discreta. O estepe não saiu do porta-malas e no lugar de adesivos nas laterais foram usados frisos de plástico na cor preta. O mais extravagante na carroceria é a peça plástica na parte inferior do para-choque traseiro com o nome do modelo.
Na cabine, as mudanças são ainda mais sutis. As pedaleiras têm acabamento de alumínio e o nome Space Cross está gravado nas soleiras, manopla do câmbio e tecido dos assentos dianteiros. Como opcional, há bancos de couro, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e sistema de som.
O motor é o 1.6 de até 104 cv de potência da SpaceFox. O torque é de 15,6 mkgf a 2.500 rpm.
A diferença são os pneus maiores da perua aventureira, que pesam um pouco nas acelerações e retomadas de velocidade. Em contrapartida, ajudam a segurar o carro no solo e evitam inclinações indesejáveis da carroceria.
Embalada, a Space Cross vai bem. A altura extra não comprometeu o comportamento em curvas e os engates do câmbio manual são curtos e precisos.
O pacote de série é o da versão Sportine, topo da linha SpaceFox (R$ 54.925). Estão na lista ar-condicionado, direção hidráulica, air bags frontais, freios ABS e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva.