
Rafaela Borges
Apelo esportivo apenas no visual costumava ser um recurso utilizado pelas montadoras nos carros “populares” brasileiros. Agora, até marcas de luxo estão utilizando essa solução para atrair mais consumidores. Entre os exemplos recentes desse fenômeno há o Volkswagen Touareg R Line e o Volvo XC60 R-Design, como o das fotos desta página.
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O pacote está disponível nas versões T5 e T6 do utilitário-esportivo sueco. Avaliamos a primeira configuração, que tem motor quatro-cilindros e sai a R$ 172.900, ante os R$ 234.900 da opção com propulsor V6.
Baseado na configuração Dynamic (que sem o pacote sai por R$ 18 mil a menos), o R-Design se diferencia do XC60 T5 “normal” pelas rodas de 20 polegadas com desenho exclusivo e os para-choques com pintura integral. Há ainda detalhes de metal polido nos retrovisores externos e grade dianteira e saídas de escapamento cromadas. Logotipos alusivos à série no interior e exterior e bancos revestidos de couro com costura aparente completam o pacote estético.
No mais o Volvo com sobrenome R-Design é igual à versão na qual se baseia. Inclusive na ampla lista de itens de série. Entre os principais estão kit multimídia com tela de 7”, que inclui navegador GPS, bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro e sistema de estacionamento com câmera traseira e sensores laterais.
Um dos destaques do XC60 T5 é o motor 2.0, com turbo e injeção direta de gasolina, de 240 cv. Embora o número de potência não impressione em um carro pesadão, o bom torque surge a apenas 1.800 rpm.
Na prática, isso deixa o utilitário-esportivo esperto em acelerações e retomadas – é claro que muito aquém da esportividade que a assinatura R-Design possa sugerir. O câmbio é automático de seis marchas.
O ajuste da suspensão é mais voltado ao conforto do que o de outros Volvo, como o S60 e o V60. No XC60, dá para sentir na cabine o impacto dos pneus contra pisos irregulares.