
Na linha 2015, que chegou recentemente, a Frontier ganhou equipamentos de série e uma versão intermediária entre as com câmbio automático. O objetivo da Nissan é manter a picape “na briga” enquanto a nova geração não chega ao País (leia mais à direita). Avaliamos a opção SL automática, de topo, que tem tração 4×4, passa a trazer central multimídia com tela colorida de 6.2” e cuja tabela parte de R$ 144.690.
De novidade há apenas o kit de entretenimento, que inclui toca-CDs e DVDs, navegador GPS e conexão Bluetooth. Na tela, é possível ver as imagens da câmera de auxílio a manobras instalada na traseira.
O motor é o conhecido 2.5 turbodiesel com cabeçote de 16V que gera 190 cv de potência. O quatro-cilindros garante arrancadas vigorosas mas, a partir das 3.500 rpm, apresenta uma nítida perda de rendimento. Nas retomadas de velocidade a picape da Nissan mostra uma certa hesitação, embora o torque seja bom.
A explicação é que a força máxima só fica disponível a partir das 2 mil rpm. Ou seja: é preciso estar com o motor “cheio” para obter respostas mais contundentes. O diâmetro de giro da direção, de 13,2 metros, se traduz em ter de fazer muitas manobras na hora de estacionar.
No mais a Frontier agrada. Oferece conforto para cinco adultos e vem com todos os itens que se espera de uma picape dessa faixa de preço. O acabamento inclui, por exemplo, detalhes cromados e bancos de couro. As rodas, por sua vez, são de liga leve e têm 16”.
Ficha Técnica
Preço sugerido: R$ 144.690
Motor: 2.5, 4 cil., 16V, turbodiesel
Potência (cv): 190 a 3.600 rpm
Torque (mkgf): 45,8 a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, cinco marchas
Nissan Frontier SL
PRÓS:
EQUIPAMENTOS: Modelo, que já oferecia uma boa lista de itens de série, está ainda mais bem servido.
CONTRAS:
ESTILO: Geração lançada no País em 2007 não muda desde então. Nova geração está a caminho.
Novo modelo será nacional em breve
Revelada no ano passado na Tailândia, um dos mais importantes mercados de picapes médias do mundo, a nova Frontier deve chegar ao País no segundo semestre. Assim como o atual, que é vendido em outros países com o nome de Navara, o modelo renovado será feito na fábrica da Nissan em São José dos Pinhais (PR).
A reestilização fez bem à picape, que não recebia mudanças importantes desde o lançamento da atual geração, em 2007. Os projetistas da marca japonesa conseguiram dar um certo frescor às linhas, que ficaram mais sofisticadas, sem comprometer as características do DNA do utilitário. Foram mantidos os formatos (em “V”) da grade e faróis, que passaram a ter iluminação diurna de LEDs. Atrás, as lanternas ficaram maiores.
A cabine recebeu detalhes feitos de alumínio no acabamento e tela multifuncional. Com alta resolução, permite que sejam projetadas informações do navegador GPS e do sistema de som, além de imagens da câmera traseira de auxílio a manobras, que deverá ser oferecida entre os opcionais.
MERCADO
Em 2014 a Frontier foi a sexta picape média mais vendida do País, com cerca de 11,5 emplacamentos. Líder, a Chevrolet S10 somou mais de 50 mil unidades no mesmo período. Além da Nissan, haverá várias novidades entre as médias em breve. Confira, abaixo, quem é quem no segmento.
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL
Nissan Frontier SL 2015
Nissan Frontier SL