
Para uma banda estrangeira conquistar plateias no Brasil, um dos truques mais comuns é o vocalista usar a camisa da seleção canarinho. No caso de marcas de veículos, a receita do sucesso inclui carros que possam rodar com gasolina e/ou etanol em qualquer proporção. Por isso a chinesa JAC vem adotando a tecnologia flexível nos veículos que vende no País – a mais recente investida foi feita na J6, tabelada a R$ 66.990.
Amplo espaço interno e conforto são os destaques da minivan. Além disso, o banco não cansa o motorista em viagens. Por outro lado, a posição alta de guiar atrapalha a leitura dos instrumentos do painel, que já é difícil à luz do dia.
Atrás, a terceira fileira tem acesso fácil e pode levar dois adultos de 1,80 metro. Para liberar espaço para os joelhos, porém, é preciso ajustar os encostos do banco do meio em posição quase perpendicular. A cabine tem acabamento bem cuidado e inclui detalhes em estilo black piano, apoio central para braços, porta óculos e iluminação nos para-sóis. O sistema de ar-condicionado, digital, tem uma saída para os ocupantes da fileira central.
Por outro lado, a ausência de computador de bordo e central multimídia causa estranheza – em geral os carros chineses vendidos aqui são muito bem equipados. O sistema de som tem estilo datado e, ao plugar um pen drive na porta USB, os nomes das músicas não surgem no minúsculo visor.
Em movimento, é preciso se acostumar com as colunas dianteiras duplas, que limitam a visibilidade lateral, sobretudo em cruzamentos. Os retrovisores externos têm boa cobertura, o que compensa o tamanho reduzido do espia.
Os 160 cv (com etanol) gerados pelo motor 2.0 16V são suficientes para os 1.500 kg da J6. As respostas não chegam a empolgar, mas condizem com o que se espera de minivans.
Em retomadas e aclives, é preciso reduzir marchas e subir o giro constantemente. Nesses casos, os engates fáceis do câmbio são providenciais. Como o isolamento acústico não é dos melhores, o ruído do motor invade a cabine em acelerações mais fortes. A solução é ligar o som – como faz boa parte dos motoristas – para mascarar o problema.
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015
JAC J6 2015