TEXTO: THIAGO LASCO
FOTOS: RELY/DIVULGAÇÃO
O utilitário Pick-Up marca a estreia no País da Rely, divisão da chinesa Chery para veículos comerciais leves. Com caçamba para 800 kg, é focada no segmento de serviços de entrega de material de construção, hortifrúti e botijões de gás, por exemplo.
Para brigar com as conterrâneas Changan, Effa e Hafei, o Pick-Up, a novata, tabelada a R$ 29.990, vem com ar-condicionado e direção hidráulica de série, itens pouco comuns nesse tipo de veículo. Há ainda luzes traseiras de neblina e rádio com entrada USB.
O acabamento chama a atenção pela simplicidade. Os botões de travamento das portas, por exemplo, dão a sensação de serem frágeis.
Motoristas com mais de 1,80 metro de altura podem ter dificuldade para enxergar bem o painel e encontrar uma posição de dirigir que acomode os joelhos, mesmo regulando a distância do assento.
Em movimento, a Pick-Up tem direção é lenta, freios que operam com “ligeiro atraso” e câmbio de engates imprecisos. Com a caçamba carregada, o motor 1.0 a gasolina de 64 cv parece trabalhar no limite e o isolamento acústico deixa a desejar. Girando a 2.500 rpm, o ruído na cabine já incomoda.
Em retomadas e aclives, é preciso ir além dos 4 mil giros para ganhar força – o motor vibra e faz tanto barulho que os passageiros não conseguem manter uma conversa no telefone celular.
Os bancos são duros e vão cansar quem trabalha com o carro o dia todo. O resfriamento do ar-condicionado também não é dos melhores.
Com o uso intensivo típico de veículos desse gênero, resta saber se a garantia de apenas um ano dará conta do recado.