Uma das novidades da Caoa Chery para o Brasil em 2018, o Tiggo 4 (Tiggo 5x em outros países) começa a ser produzido na fábrica em Anápolis (GO) no final do ano. O modelo chega para brigar com os utilitários-esportivos compactos, como o Nissan Kicks e o Jeep Renegade.
O modelo está disponível com dois motores em outros mercados, um 2.0 aspirado de 120 cv e um 1.5 turbo de 147 cv e 21,4 mkgf. O segundo é o que estará na versão vendida no Brasil. Ele receberá tecnologia flexível e virá associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Esse conjunto mostrou que vai bem no Tiggo 4. Porém, ao menos na versão chinesa, ainda precisa de ajustes em relação a resposta do turbo e também da transmissão.
A turbina tem um atraso na entrega de potência quando o motor é levado ao limite do giro, e o câmbio “engasga” nas trocas. Uma nova calibragem no propulsor e na transmissão reduziria esse efeito.
No breve contato, a direção com assistência elétrica mostrou que poderia ter respostas mais precisas, especialmente em velocidades altas. As suspensões são do tipo McPherson na dianteira e independente na traseira.
O acerto deve agradar ao público que faz questão de conforto, pois filtra bem as imperfeições do piso e sabe lidar com buracos. Porém, quem busca uma tocada mais esportiva vai sentir falta de firmeza nas configurações de amortecedores e molas.
CONTEÚDO
Se o Tiggo 4 nacional vier com o mesmo conteúdo do chinês na versão de topo, Deluxe, será bastante completo. O modelo tem seis air bags, ar-condicionado, dois modos de condução (econômico e esportivo), câmera 360° e teto panorâmico entre os mimos.
Além disso, traz controles de tração e estabilidade, freio elétrico de estacionamento, assistente de descida, partida sem chave, controle de velocidade de cruzeiro e banco do motorista com ajustes elétricos.
A central multimídia tem tela de 9″ e espelhamento com smartphones por meio de Apple CarPlay e Android Auto. O espaço é bom para quatro adultos, com conforto para as pernas de quem vai atrás.
No acabamento, o Tiggo 4 é uma boa surpresa. Há imitação de fibra de carbono e couro no painel. As peças plásticas têm qualidade equivalente a dos rivais nacionais. Já o quadro de instrumentos com os ponteiros que sobem em direções diferentes é um pouco confuso.
O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA CAOA CHERY
FICHA TÉCNICA
Motor
1.5, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência (cv)
147 de 5.500 rpm
Torque (mkgf)
21,4 entre 1.750 e 4.000 rpm
Câmbio
Automatizado, 6 marchas
Porta-malas
340 litros
PRÓS E CONTRAS
+PRÓS
ACABAMENTO
A qualidade das peças de revestimento é boa e o design do interior agrada bastante.
+CONTRAS
TRANSMISSÃO
O câmbio demora a realizar as trocas, mesmo usando o modo manual na alavanca.