
Citroën Aircross (Fotos: Studio Cerri)
Michel Escanhola,
Rio de Janeiro
Sabe aquele prato pronto que você dá uma incrementada para tentar agradar a todos? Pois bem, é mais ou menos isso o que a Citroën fez com o C3 Aircross no Brasil. O modelo tem o visual do europeu C3 Picasso (apresentado em outubro de 2008 com as linhas da nova geração do C3) combinado a várias soluções desenvolvidas pela subsidiária brasileira, como para-choques e estepe na tampa traseira.
Derivado da plataforma do C3 nacional, o Aircross estreia no mês que vem com o motor 1.6 de 113 cv e câmbio manual. A tabela partirá de R$ 53.900 (versão GL) e irá a R$ 61.900 (Exclusive). Por R$ 56.400, a GLX deverá representar 60% das vendas. A opção de entrada traz de série ar-condicionado, direção hidráulica e retrovisores elétricos, mas as rodas são de aço com calotas.
Só na GLX é que entram as de liga, além de regulagem de altura do banco do motorista e itens como bússola e clinômetro. A Exclusive, que deve ficar com 35% das vendas, tem bancos de couro, duplo air bag, freios ABS e ar-condicionado digital.
O Aircross também aposta no estilo e no interior requintado, com direito a para-brisa panorâmico que proporciona ótima visibilidade. Outro destaque é o sistema de abertura do porta-malas, que libera o suporte do estepe por comando na chave.
O modelo tem 8 cm a mais no entre-eixos e 42 cm no comprimento que o C3. Na parte mecânica, as relações de marcha foram encurtadas para compensar os 252 quilos a mais. Deu certo. Ao menos em parte. Com desempenho razoável, o Aircross é o meio-termo entre as versões 1.4 e 1.6 do C3, mas sua cabine é (de longe) a mais silenciosa da “família”. Trata-se de um rival de respeito para Ford EcoSport e companhia.
Ficha técnica
Preço sugerido R$ 53.900
Motor 1.6, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv) 113 a 5.800 rpm
Torque (mkgf) 15,8 a 4.500 rpm
Câmbio Manual, 5 marchas
Comprimento 4,27 metros
Largura 1,72 metro
Altura 1,69 metro
Porta-malas 403 litros
Peso 1.368 quilos
Viagem feita a convite da Citroën