Luís Felipe Figueiredo
O novo Ford Fiesta chegará ao Brasil apenas três meses após sua produção ter início no México. A sexta geração estreia no fim do mês com carroceria sedã e na versão de acabamento SE. Esta terá três catálogos, o inicial com tabela de R$ 49.900. De série há ar-condicionado, direção elétrica e toca-CDs e MP3 com entrada auxiliar, entre outros itens. O intermediário, com preço sugerido de R$ 51.150, inclui freios ABS. Por R$ 54.900, a opção de topo acrescenta bancos de couro e sete air bags (inclusive para o joelho do motorista).
O novo carro conviverá com o Fiesta Sedan feito em Camaçari (BA), que passa a se chamar Fiesta Rocam – em alusão aos motores 1.0 e 1.6 que o equipam. Ao menos até 2012, quando a nova geração deve passar a ser produzida aqui. Seu motor, Sigma 1.6 16V, é todo de alumínio. Produzido em Taubaté (SP), é o mesmo do Focus. Flexível, tem até 115 cv e 16,2 mkgf de torque quando abastecido com álcool. O câmbio é manual de cinco marchas.
As suspensões mantiveram a geometria – dianteira independente tipo McPherson e traseira por eixo de torção – e o bom acerto da geração anterior. Sua posição de dirigir seria perfeita se não fosse o encosto de cabeça, que é muito inclinado para a frente e chega a incomodar. O volante traz regulagens de altura e distância. O acabamento é razoável. Embora sem rebarbas, há muito plástico, o que remete a carros de categorias inferiores. As maçanetas internas, por exemplo, são pretas mesmo na opção mais refinada do sedã. A visualização à noite ficaria mais fácil caso fossem prata ou cromadas. A 120 km/h o propulsor gira a 3.200 rpm. Não fosse pelo barulho dos pneus no piso, o nível de ruído interno seria equivalente ao de modelos mais sofisticados. Em acelerações o barulho do motor reverbera pelo assoalho.
(Fotos: Divulgação)