Avaliamos o Mercedes-Benz SLK 55 AMG

O 'baixinho invocado' da AMG despeja 360 cv de potência por meio de seu motor V8 5.4. Aceleração de 0 a 100 km/h leva 4,9 segundos e o preço é de US$ 187.500. Confira também um vídeo do esportivo preparado pela divisão esportiva da marca...

Por 15 de set, 2010 · 4m de leitura.
Mercedes-Benz SLK 55 AMG (Fotos: Sérgio Castro/ AE)

Carlos Cereijo

A fórmula é simples e atraente: um conversível com carroceria curta, dois lugares, motor V8 na frente e tração traseira. Estamos falando do Mercedes-Benz SLK 55 AMG, versão preparada pela divisão esportiva da marca alemã. À venda no Brasil por US$ 187.500 (cerca de R$ 320 mil), trata-se de um “baixinho invocado”. No visual, o para-choque dianteiro tem entradas de ar com desenho agressivo e nas laterais, destaque para as rodas de 18 polegadas. A traseira ostenta quatro saídas de escape ovaladas.


Mercedes-Benz SLK 55 AMG (Fotos: Sérgio Castro/ AE)

Ao entrar na cabine, dá para notar que o esportivo está envelhecido em relação a seus “irmãos”. O acabamento é sofisticado, mas o painel já não combina com o restante da linha Mercedes-Benz. A próxima geração, totalmente renovada, será lançada em 2012. A maior atração do SLK está sob o capô. O motor V8 de 5,4 litros, que equipou a maior parte da linha AMG, hoje está restrito ao conversível e ao jipão G 55AMG. São 360 cv de potência transmitidos para as rodas traseiras.

Mercedes-Benz SLK 55 AMG (Fotos: Sérgio Castro/ AE)


O ronco encorpado que emana do escapamento parece um trovejar. É como se o pequeno AMG quisesse intimidar os outros carros no trânsito. O teto rígido filtra bem o som grave do motorzão de 5,4 litros no interior da cabine. O câmbio automático sequencial de sete marchas permite trocas também por aletas atrás do volante. O curto entre-eixos de 2,43 metros deixa o AMG bem estável em curvas fechadas.

Mercedes-Benz SLK 55 AMG (Fotos: Sérgio Castro/ AE)

Mercedes-Benz SLK 55 AMG (Fotos: Sérgio Castro/ AE)

A direção tem assistência variável e a suspensão do tipo McPherson na dianteira e braços múltiplos na traseira é firme. Mesmo assim, a carroceria torce um pouco em curvas de alta. A rigidez da estrutura fica comprometida pela falta do teto fixo. Os concorrentes diretos do SLK 55 AMG são o Audi TT RS e o BMW Z4 sDrive35is. Os dois têm motores de 340 cv de potência, portanto, mais fracos que o do Mercedes. No entanto, trazem soluções mais atuais em termos de eletrônica e têm câmbios de dupla embreagem (também mais modernos).

FICHA TÉCNICA


Preço: US$ 187.500

Motor: 5.4, v8, 24V, a gasolina

Potência: 360 cv a 5.750 rpm


Torque: 52 mkgf a 4.000 rpm

Câmbio: Automático, 7 marchas

0 a 100 km/h: 4,9 segundos


Comprimento: 4,09 metros

Peso: 1.575 quilos

Fonte dos dados: Mercedes-Benz


Confira o vídeo: