A sétima geração do BMW Série 5 chegou ao Brasil com motores inéditos na linha, atualizações no visual e novos recursos tecnológicos. São duas versões: 530i, com um 2.0 de quatro cilindros e 252 cv, a R$ 314.950, e 540i, com um 3.0 de seis cilindros e 340 cv, pelo preço sugerido de R$ 399.950.
O sedã teve faróis e lanternas remodelados e ficou maior, o que refletiu no espaço interno. O pacote M Sport, de série nas duas configurações à venda no País, traz para-choques, saias laterais e rodas de liga leve com visual mais esportivo.
A maior virtude do Série 5 é justamente transitar bem entre o luxo e a esportividade. A cabine tem acabamento primoroso e bancos com excelente apoio para as costas. A nova suspensão equilibra conforto e firmeza e o nível de ruído do motor é muito baixo.
Ao mesmo tempo, o 3.0 de 340 cv tem fôlego de sobra para entregar muita disposição quando provocado. Essa versatilidade é acentuada pelos três modos de condução, ativados por botões no console central.
No Eco Pro, voltado à economia de combustível, as respostas são brandas, adequadas para o uso urbano. O Comfort aumenta a oferta de torque, deixando o carro mais esperto.
Mas é no Sport que o Série 5 mostra a que veio. O motor responde com voracidade – pisar fundo no pedal do acelerador em uma estrada livre chega a ser eletrizante.
Outra bossa do sedã alemão são os recursos de condução semiautônoma. O assistente de permanência em faixa é capaz de transpor algumas curvas sem intervenção do motorista e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo modula aceleração e frenagem de acordo com o fluxo dos demais carros na via.
É possível tirar as mãos do volante por até cinco segundos. Basta manter um dedo encostado na direção para que o sistema “entenda” que o condutor está “presente”.
Esses recursos são sedutores, mas é preciso ficar atento o tempo todo. É comum esbarrar nos pedais de forma involuntária e desabilitar o controle de cruzeiro sem perceber. Além disso, em curvas à direita, o recurso às vezes aproxima o sedã do canto esquerdo da faixa, o que gera sensação de insegurança quando se está em uma rodovia com uma cerca ao lado, por exemplo.
O sistema que deixa o BMW centralizado na pista pode ser um problema nas avenidas da capital. Isso porque o carro acaba virando alvo fácil de motociclistas imprudentes.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 399.950 (540i)
Motor – 3.0, 6 cilindros, 24V, turbo, flexível
Potência – 340 cv a 5.500 rpm
Torque – 45,9 mkgf a 1.380 rpm
Câmbio – Automático, 8 marchas
FONTE: BMW
GALERIA: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM MARÇO DE 2017
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9 - Volvo XC60
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8 - Land Rover Range Rover Evoque
182 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
7 - BMW Série 3
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6 - Audi A3 Sedan
236 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
5 - Land Rover Discovery
276 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
4 - Mercedes-Benz Classe C
290 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
3 - BMW X1
332 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
2 - Mercedes-Benz GLA
416 unidades vendidas. Leia aqui a análise completa do segmento
1 - Audi Q3
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