Hairton Ponciano Voz

10/06/2018 - 7 minutos de leitura. Atualizado: 11/06/2018 | 14:24

Avaliamos o novo Toyota Yaris

Novo Toyota Yaris tem estilo moderno e vai bem com o câmbio CVT, mas peca no acabamento

Novo Toyota Yaris Crédito: Fotos: Toyota

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Toyota está em breve terá um carro novo nas lojas. Há mais de uma década, fala-se no lançamento do novo Toyota Yaris por aqui. Pois agora ele está prestes a chegar, com dois tipos de carroceria e quatro versões de acabamento. Enquanto o hatch vem para concorrer com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20, o sedã vai enfrentar Virtus, Cronos, City e HB20S.

Os preços do Yaris partem de R$ 59.590, para o hatch XL (com motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas), e chegam a R$ 77.590 (XLS 1.5, com câmbio automático CVT). Já o sedã só será oferecido só com propulsor 1.5. Suas tabelas começam em R$ 63.990 (XL manual) e vão até R$ 79.990 (XLS automático CVT). O Yaris fica como opção entre o Etios e o Corolla.

Os pedidos já podem ser feitos nas autorizadas. A produção do hatch começa no dia 15 e a do sedã, em 2 de julho. O modelo será feito em Sorocaba (SP), na mesma fábrica do Etios.

Continua depois do anúncio

O novo Toyota Yaris hatch tem 4,14 metros de comprimento (o Polo mede 4,06 m) e 2,55 m de distância entre os eixos (2,56 m no modelo da VW). Uma das vantagens ante os rivais é o assoalho plano na traseira, que favorece o conforto do eventual quinto ocupante (atrás, há apoio de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central). O porta-malas tem 310 litros.

O sedã tem 4,42 metros de comprimento e o mesmo entre- eixos do hatch. O porta-malas é volumoso (473 litros), mas o tanque de combustível de ambos é pequeno (45 litros, o mesmo do Etios), o que limita um pouco a autonomia.

O novo Toyota Yaris traz o motor 1.3 apenas na versão básica do hatch. Nas demais, usa o 1.5. São os mesmos propulsores do Etios (ambos flexíveis, 16 válvulas e com duplo comando variável), mas recalibrados para render um pouco mais, por causa das maiores dimensões do Yaris. Com etanol, ambos ficaram 3 cv mais potentes.


O 1.3 rende até 101 cv e o 1.5, 110 cv com etanol. O câmbio automático é continuamente variável (CVT) e tem sistema que simula sete marchas. É a mesma transmissão do Corolla.

Veja mais: detalhes da galeria
Rodando com o novo Toyota Yaris

Dirigimos o hatch e o sedã, ambos 1.5 automáticos. O CVT não responde tão rapidamente quanto no Corolla. Há um breve retardo entre a pressão do pé no acelerador e as respostas. Afora esse sintoma momentâneo, o desempenho agrada. A suspensão é confortável e o rodar, silencioso.

O novo Toyota Yaris nacional é baseado no modelo produzido na Tailândia, um pouco mais encorpado que o europeu. O estilo tem personalidade. Nas ruas, não será confundido com um “mini-Corolla” ou um “grande Etios”.


Há bom espaço no banco traseiro para pernas e cabeça. O acabamento, porém, é simples, com muito plástico rígido no painel e laterais de porta. A coluna de direção tem ajuste de altura, mas, quando se solta a trava, ela cai de uma vez.

Todos os vidros são elétricos com comando “um toque” (para subida e descida totais). O porta-luvas é grande e tem sistema de amortecimento.

Conteúdo do novo Toyota Yaris

No hatch, a versão básica, XL, está disponível com câmbio manual (por R$ 59.950) e automático (tabelada em R$ 65.590).
Entre os principais itens de série, há controle de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15”, ajustes de altura para banco do motorista e coluna de direção, faróis de neblina, assistente de partida em rampa e vidros elétricos.


A XL Plus Tech (R$ 69.590) acrescenta central multimídia com tela de 7”, câmera de ré, chave presencial, botão de partida e ar-condicionado automático (no modelo básico, o sistema é manual).

A versão XS (R$ 74.590) traz retrovisores elétricos e bancos parcialmente de couro, enquanto a topo de linha, XLS (R$ 77.590), é a única a oferecer sete air bags, teto solar, limpador de para-brisa com sensor de chuva e lanternas e faróis de LEDs.

A Toyota tem previsão de vender 5.800 unidades por mês do Yaris. Dessas, 55% deverão ser do hatch e 95%, com câmbio automático. A montadora estima que a versão XL Plus Tech, intermediária, deva responder pela maior parte do mix.


Com o novo modelo, a Toyota espera fechar o ano com 200 mil veículos vendidos.

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Polo Rock in Rio é hatch básico com um multimídia moderno

Avaliação

Novo Peugeot 208 tem preços revelados e vem mais barato

Avaliação

Primeira volta: Kia EV5 tem bons atributos para roubar clientes de marcas premium

Avaliação

Mercedes-Benz GLC 300 SUV tem porte e luxo, mas compensa?

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 164.990,00 e supervalorização de até 5 mil reais no seu seminovo

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Com bônus de R$ 5 mil. Leve o seu de R$ 102.090 por R$ 97.090 à vista.

Hyundai New HB20S Limited Plus

Com supervalorização de até R$ 12.000 no seu usado + taxa 0%

Renault Kardian Premiere edition

NOVO MITSUBISHI PAJERO SPORT HPE 2025 De R$ 376.990,00 por R$349.990,00

Mitsubishi Pajero Sport HPE

Só outra categoria de carro te leva para final da CONMEBOL Libertadores

Hyundai New HB20 Limited Plus

Hyundai CRETA N Line de R$ 182.090 por R$ 168.090 à vista com o usado na troca.

Hyundai Creta New Generation N Line

VER TODAS AS OFERTAS