Você está lendo...
Avaliamos o ‘novo Vectra’
Avaliação

Avaliamos o ‘novo Vectra’

As marcas japonesas não são mais as maiores rivais da Chevrolet no segmento de sedãs médios. A fabricante norte-americana foi buscar na Coreia do Sul a receita da nova arma na categoria, o Cruze, que chega ao País em setembro

06 de jul, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Avaliamos o 'novo Vectra'

Chevrolet Cruze terá motor 1.8 flex no Brasil

TEXTO E FOTOS: MILENE RIOS

Guadalajara, México – As marcas japonesas não são mais as maiores rivais da Chevrolet no segmento de sedãs médios. Depois de o sul-coreano Kia Cerato desbancar o Vectra da terceira posição do ranking, este já é ameaçado pelo mexicano VW Jetta. E é da Coreia do Sul que vem a receita da nova arma da GM na categoria, o Cruze, que chega ao País em setembro – com fabricação nacional.

Publicidade


Linhas do sedã são harmoniosas

O sedã será equipado com motor 1.8 16V flexível. O da unidade avaliada, a gasolina, tem 138 cv. O torque de 17,9 mkgf só vem às 3.800 rpm. Por isso, as arrancadas e retomadas não são fortes quanto às do ultrapassado 2.0 8V do Vectra atual. Porém, a novidade dá conta do recado. O desempenho é comportado, mas não deixa a desejar.

Interior é sóbrio, com peças plásticas e revestimento dos assentos em dois tons

A transmissão automática de seis velocidades é que atrapalha, por não aproveitar bem as marchas que possui. Demora para fazer as trocas e dá a impressão de forçar o motor. O Brasil terá também a opção manual de cinco velocidades.

O acabamento é sóbrio, com plástico em dois tons, preto e cinza. Mas falta cuidado no encaixe das peças. Incomoda também o isolamento acústico: escuta-se na cabine o barulho da rolagem dos pneus. Os comandos estão à mão e é fácil achar uma posição para dirigir graças ao volante com ajuste de altura.


Na unidade avaliada, faltou cuidado no encaixe das peças

Com 4,59 metros de comprimento, 1,78 m de largura, o Cruze é 2 centímetros menor e 5 cm mais estreito que o Vectra e recebe bem cinco ocupantes. Só a tampa do porta-luvas que chega a encostar nas pernas do passageiro quando aberta.

O porta-malas leva 450 litros, 76 l a menos que o Vectra, mas está na média da concorrência. O Corolla carrega 470 litros e o Cerato, 415 l.

Espaço é bom para cinco. Só porta-luvas que pode encostar nas penas

O Cruze será feito em São Caetano do Sul (SP) e sua missão é substituir o Vectra. Porém, não está descartada a hipótese de o sedã antigo conviver com o novo por um tempo.


Deixe sua opinião