Avaliamos o Volkswagen Up! automatizado

Hatch, que é o carro sem pedal de embreagem mais barato do País, ganha também versão de duas portas

Por 27 de abr, 2014 · 3m de leitura.
Up automatizado tem preço inicial de R$ 30.990 e automatizado, de R$ 27.900

Lançado em fevereiro, o VW Up! ganhou duas injeções de ânimo. A primeira é a opção automatizada I-Motion, a partir de R$ 30.990 – que faz dele o modelo sem pedal de embreagem mais em conta do País. A outra é a versão duas-portas, com tabela inicial de R$ 26.900.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Volkswagen
++ Comparativo: Volkswagen Up! x Fiat Uno



A transmissão de cinco marchas está disponível para a maioria das versões, com exceção da Take, de entrada. O preço aumenta R$ 2.700, em média, na comparação com as opções equipadas com caixa manual.

Ainda em relação ao câmbio manual, o I-Motion usa relações mais curtas nas primeiras marchas e mais longas nas finais. O objetivo é aumentar a agilidade durante as acelerações, além de evitar mudanças com solavancos quando o veículo estiver acima de 100 km/h.


Porém, apesar da evolução, o espaço entre as trocas ainda é longo e os trancos incomodam em velocidades baixas. Acima de 80 km/h, no entanto, este efeito é menor.

Nas retomadas, a partir de 60 km/h, o motor 1.0 de até 82 cv responde com agilidade. De acordo com a Volkswagen, o Up! I-Motion acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos quando o tanque tem 100% de etanol. Quando ao consumo, a média é melhor que a da versão manual. São 9,5 km/h, ainda conforme a fabricante.