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Avaliamos seis ‘clássicos’ da Fiat
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Avaliamos seis ‘clássicos’ da Fiat

147, Oggi CSS, Uno Turbo, Tempra 16V, Marea Turbo e Grazie Mille fazem parte do acervo da marca

26 de abr, 2015 · 17 minutos de leitura.

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 Avaliamos seis 'clássicos' da Fiat
Acervo fica guardado na fábrica da Fiat, na região metropolitana de Belo HorizonteBetim, MG – “Preservar o passado para construir o futuro”. A retórica é bonita, mas transformá-la em realidade é uma tarefa e tanto – que o diga o pessoal da área de comunicação da Fiat, que há quase dez anos vem garimpando um acervo que conta com cerca de 30 veículos organizados de modo a contar a história da marca no País. Em visita à fábrica da empresa, na região metropolitana de Belo Horizonte, avaliamos, com exclusividade, uma amostra desse projeto, materializada em seis carros: 147 L ano/modelo 1978/1979. Oggi CSS 1985, Uno Turbo e Tempra 16V feitos em 1995, além de um sedã Marea Turbo 1999 que nunca foi emplacado e o último Mille produzido no Brasil.

Cada modelo chegou à “coleção” por um caminho diferente. Dos avaliados, foram recomprados o 147, o Uno Turbo (de um funcionário da empresa) e o Oggi – no leilão no encontro de antigos de Araxá (MG). O Tempra estava em um escritório da Fiat, o Marea nunca saiu da área de engenharia e rodou pouco mais de 8 mil km (a maior parte em testes de dinamômetro). O último dos 2 mil Grazie Mille, série de despedida do Uno, veio diretamente da linha de montagem.

Em comum, além de serem carros representativos dos 40 anos de produção da marca no Brasil, todos estão bem conservados. Restauração, manutenção e guarda foram confiadas a Giuseppe Marinelli, que trabalhou para Carlo Abarth, chegou ao País em 1974 para iniciar os testes do 147 e é dono de uma oficina Fiat.

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147 L – Um dos carros mais antigos da “frota”, não teve fôlego para acompanhar os “irmãos” mais novos na pista. Mas é bastante ágil e gostoso de guiar.

Oggi CSS – Esperto, vai bem em curvas e oferece ótima visibilidade. Além disso, tem o charme da exclusividade.


Uno Turbo – Foguetinho de bolso, é para quem gosta de andar rápido. Direção, suspensão e freios: tudo é muito direto.

Tempra 16V – Confortável, bem acabado e espaçoso. Um carro correto e bastante eficiente.

Marea Turbo – Estável, com pitadas de requinte e um tanto bruto, na pista é pura diversão. Palmas para o cinco-cilindros.


Uno Grazie Mille – Notável pelo valor histórico.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA FIAT



147

Produção: de 1976 a 1987

Primeiro carro feito pela Fiat no Brasil e com motor a álcool do mundo, o 147 é uma evolução do 127, modelo projetado pelo criador do mítico Topolino. Também foi pioneiro no País a ter motor transversal, coluna de direção retrátil e estepe no cofre do motor, para melhorar o aproveitamento do espaço do porta-malas. Peaando 800 kg e suspensão independente nas quatro rodas, chegou ao mercado com motor de 1.050 cm³ com comando de válvulas no cabeçote e potência bruta de 55 cv. Depois vieram versões com propulsor 1.300. O 147 conviveu com o Uno, lançado em 1984, por mais três anos no País – na Argentina a produção continuou até 1990. Foram produzidas 709.230 unidades do hatch em Betim.


147 L (1976)

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.050 cm³

Potência máxima (SAE) / regime

55 cv / 5.800 rpm

Torque máximo (SAE) / regime

7,8 kgfm / 3.800 rpm

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Um no cabeçote

Ignição

Tipo

Distribuidor/platinado

Alimentação

Combustível

Gasolina

Carburador

Corpo simples

Câmbio

Número de marchas

4 à frente e uma a ré

Tração

Dianteira

Sistema de freios

Dianteiro

A disco

Traseiro

A tambor

Suspensão dianteira

Tipo

McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Tipo

Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e feixe de molas transversal

Rodas

Aro

4,0 x 13”, em aço

Pneus

145 SR 13

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

800 kg

Capacidade de Carga

400 kg


Oggi CSS

Produção: de 1984 a 1985


Para participar do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, a Fiat criou uma série especial do sedã Oggi batizada de CSS (Confort Super Special). O motor da versão de rua teve a cilindrada elevada de 1.300 cm³ para 1.415 cm³ – a do carro para as pistas era de 1.490 cm³. Além disso, o quatro-cilindros tenha cabeçote retrabalhado, o que permitiu aumentar a taxa de compressão e gerar 78 cv e 11,4 mkgf com gasolina. O câmbio tem relações mais curtas, há rodas de liga leve, faróis auxiliares no para-choque, defletores na dianteira, parte final do teto e tampa do porta-malas. Na cabine, os diferenciais eram o volante de quatro raios e os bancos tipo concha revestidos de veludo.

Oggi CSS (1984)

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.415 cm³

Potência máxima (SAE) / regime

78 cv / 5.600 rpm

Torque máximo (SAE) / regime

11,4 kgfm / 3.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Um no cabeçote

Ignição

Tipo

Distribuidor/platinado

Alimentação

Combustível

Gasolina

Carburador

Corpo duplo

Câmbio

Número de marchas

5 à frente e uma a ré

Tração

Dianteira

Sistema de freios

Dianteiro

A disco

Traseiro

A tambor

Suspensão dianteira

Tipo

McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Tipo

Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e feixe de molas transversal

Rodas

Aro

13” em liga leve

Pneus

165/70 R 13

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

810 kg

Capacidade de Carga

330 kg


Uno


Produção: de 1984 a 2013

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o modelo foi lançado em 1983 na Itália e chegou ao Brasil no ano seguinte com adaptações, como suspensão traseira com feixe de molas transversal e estepe no compartimento do motor. A mecânica era a mesma do 147: motores 1.050 a gasolina e 1.300 a álcool e a gasolina, além de câmbios de quatro e cinco marchas. Havia três versões: S (Super), de entrada, CS (Confort Super), e a esportiva SX (Sport Experimental), na qual o motor 1.3 tinha carburador de corpo duplo. Foi pioneiro no País a trazer limpador de para-brisa com braço único. Como não podia receber air bag e ABS, itens que passaram a ser obrigatórios no Brasil em 2014, saiu de linha em 31 de dezembro de 2013 após cerca de 3,7 milhões de unidades fabricadas. A série de despedida, Grazie Mille, teve 2 mil unidades.

Uno S 1.050 (1984)

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.049 cm³

Potência máxima (SAE) / regime

52 cv / 5.600 rpm

Torque máximo (SAE) / regime

7,8 kgfm / 3.200 rpm

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Um no cabeçote

Ignição

Tipo

Eletrônica

Alimentação

Combustível

Gasolina

Carburador

Corpo simples

Câmbio

Número de marchas

4 à frente e uma a ré

Tração

Dianteira

Sistema de freios

Dianteiro

A disco

Traseiro

A tambor

Suspensão dianteira

Tipo

McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Tipo

Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e feixe de molas transversal

Rodas

Aro

4,5 x 13”, em aço

Pneus

145 SR 13

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

785 kg

Capacidade de Carga

420 kg



Tempra

Produção: de 1991 a 1998

O sedã marcou a entrava da Fiat no segmento de médios de luxo. Lançado em 1990 na Europa, o modelo se destacava pelo desenho e o baixo coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32. Seu motor 2.0 com duplo comando de válvulas e carburador de duplo corpo gerava 99 cv e 16,7 kgfm. Primeiro modelo feito no Brasil com motor de quatro cilindros e cabeçote de 16 válvulas, o sedã também foi oferecido, com exclusividade no País, com carroceria de duas portas.


Tempra (1992)

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.995 cm³

Potência máxima (ABNT) / regime

99 cv / 5.250 rpm

Torque máximo (ABNT) / regime

16,4 kgfm / 3.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Dois no cabeçote

Ignição

Tipo

Eletrônica

Alimentação

Combustível

Gasolina

Carburador

Corpo duplo

Câmbio

Número de marchas

5 à frente e uma a ré

Tração

Dianteira

Sistema de freios

Dianteiro

A disco

Traseiro

A tambor

Suspensão dianteira

Tipo

McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Tipo

Rodas independentes, braços oscilantes inferiores com barra estabilizadora

Rodas

Aro

5,5 x 14”, em aço ou liga leve

Pneus

185/65 R14 (aço) ou 195/60 R14 (liga)

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

1.175 kg (2 portas) / 1.200 kg (4 portas)

Capacidade de Carga

400 kg


Uno Turbo

Produção: de 1994 a 1996


Em fevereiro de 1994 chegava às lojas o primeiro carro feito no Brasil com motor turbo. Com 1.372 cm³, gerava 118 cv e 17,5 kgfm, números capazes de acelerar o Uno Turbo de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e leválo a 195 km/h. Além do câmbio e da direção hidráulica recalibradas, o hatch tinha carroceria 10 mm mais baixa. As medidas dos pneus eram 185/60 R14 e os freios foram herdados do Tempra. No painel os destaques eram o manômetro do turbo e os marcadores de pressão e temperatura do óleo. Essa foi a única versão do Uno vendida no Brasil com estepe no porta-malas e os primeiros compradores tinham direito a um curso de pilotagem.

Uno Turbo i.e. (1995)

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.372 cm³

Potência máxima (ABNT) / regime

118 cv / 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT) / regime

17,5 kgfm / 3.500 rpm

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Um no cabeçote

Ignição

Tipo

Eletrônica

Alimentação

Combustível

Gasolina

Injeção Eletrônica

Multiponto

Câmbio

Número de marchas

5 à frente e uma a ré

Tração

Dianteira

Sistema de freios

Dianteiro

A disco ventilado

Traseiro

A tambor

Suspensão dianteira

Tipo

McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Suspensão traseira

Tipo

Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e feixe de molas transversal

Rodas

Aro

5,5 x 14”, em liga leve

Pneus

185/60 R 14

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

1.005 kg

Capacidade de Carga

320 kg

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