Proteção aos ocupantes. Essa é a ideia chave que resume o Guará 4WS, que a Avibras está lançando na LAAD Security, feira do setor de segurança que vai até amanhã no Rio de Janeiro. O veículo pesa 10 toneladas, tem motor turbodiesel de 250 cv, tração 4×4, câmbio automático de seis marchas, eixo traseiro direcional, blindagem que protege de munição perfurante, artilharia e minas e, na configuração completa, o preço estimado é de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,5 milhões).
De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Avibras, Marcos Agmar, o veículo foi totalmente desenvolvido no País. “Todos os componentes são fornecidos por empresas nacionais ou que têm operação no Brasil. A exceção é uma parte do eixo traseiro”, afirma o engenheiro.
Da ideia inicial ao primeiro mock-up (modelo em escala 1:1), passaram-se apenas dez meses. Apenas seis meses depois o primeiro protótipo estava pronto para rodar.
O protótipo leva cinco pessoas, incluindo o motorista – haverá opções para até dez tripulantes. Além disso, transporta 2,5 toneladas de carga.
Os vidros têm cerca de 10 cm de espessura. Cada para-brisa dianteiro pesa 90 quilos.
Rodando. Fomos até a sede da fabricante, em São José dos Campos, no interior do Estado, para conhecer o novo modelo. E pudemos avaliá-lo em pista de testes.
De cara, chama a atenção o tamanho do blindado. São 5,6 metros de comprimento, 2,4 m de largura e 2,2 m de altura. Como comparação, uma picape Toyota Hilux com cabine dupla mede, respectivamente, 5,33 m, 1,85 m e 1,81 m. E pesa “apenas” duas toneladas.
As portas são muito pesadas e, exceto pela do motorista, só podem ser abertas por dentro.
O poderoso sistema de ar-condicionado mantém a pressão interna positiva. O objetivo é neutralizar a entrada de poeira e até gases tóxicos.
No painel há uma profusão de botões e mostradores, todos bem à vista do motorista. Há dados como pressão dos pneus, temperatura do óleo e giro do motor, entre outros.
Antes de arrancar, é preciso afivelar o cinto. De cinco pontos, deixa o corpo colado no banco e o tronco fica praticamente imobilizado.
O freio de estacionamento, a ar, é similar ao de alguns ônibus urbanos. A alavanca, à direita, fica ao alcance da mão.
Segunda marcha engatada (não é preciso sair em primeira), basta pisar de leve no acelerador para o monstro sair suavemente. A direção, com assistência hidráulica, é leve.
A facilidade de guiar o Guará impressiona. Rodando, parece ser um carro de passeio, mas é feito para encarar desafios.
O blindado pode passar por trechos alagados com até 1,2 metro de profundidade. E sobe, com facilidade, rampas com inclinação de 60°, daquelas em que você vê apenas o céu azul durante a subida. Os ângulos de entrada e saída são de 40°.
Subir degraus de 30 cm de altura não requer prática nem habilidade. Basta acelerar.
Graças ao eixo traseiro direcional, acionado eletricamente por meio de um botão localizado na altura do joelho do motorista, à esquerda, o raio de giro do blindado é reduzido de 8 metros (com o sistema desligado) para 6 m. Isso permite “dobrar” qualquer tipo de esquina em vias apertadas.
FICHA TÉCNICA
Motor – 4 cilindros, 16V, turbo, 250 cv
Câmbio – Automático, 6 marchas
Tração – 4×4, eixo traseiro direcional
Capacidade de carga – 2,5 toneladas
Autonomia – 700 km
FONTE: Avibras