A Lamborghini levou à Monterey Car Week a nova versão SVJ do Aventador. O modelo é o Lambo mais “hardcore” já produzido pela marca e chegou a bater um recorde em Nürburgring durante testes de desenvolvimento.
+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook
O V12 de 6,5 litros foi retrabalhado para entregar 770 cv e 73,4 mkgf, capazes de levar a versão de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Os 200 km/h chegam em apenas 8,6 segundos e a velocidade máxima encosta nos 350 km/h.
Embora impressionante, o desempenho nem é tão superior ao do Aventador “comum”, mas o visual do SVJ compensa. O esportivo é todo recortado por entradas de ar, spoilers e uma enorme asa traseira para melhor estabilidade. Esses anexos são todos de fibra de carbono.
A aerodinâmica do modelo, aliás, é ativa e os spoilers podem ter a posição alterada de acordo com a necessidade. Chamado de ALA, de Aerodinamica Lamborghini Attiva, é capaz de aumentar em 40% o downforce do SVJ e diminuir o arrasto em 1%.
Uma das funções do ALA é direcionar o ar que chega à asa traseira dependendo da direção da curva que o carro faz. Assim, há mais pressão aerodinâmica do lado externo à curva, dando mais aderência ao Aventador.
SVJ 63
No mesmo evento, a Lamborghini mostrou o Aventador SVJ 63. Serão 63 unidades com acabamento e pintura exclusivas para homenagear o ano de fundação da marca, 1963. O SVJ “normal” terá 900 unidades produzidas. Nos Estados Unidos, o preço partirá de US$ 517.700 (cerca de R$ 2,2 milhões em conversão direta).