
A versão conversível do Lamborghini Aventador tem estreia prevista para março, durante o Salão de Genebra, na Suíça. Com base em informações de fontes da indústria, a agência Carparazzi preparou uma projeção do superesportivo “sem teto”. O cupê, sucessor do Murciélago, foi lançado no ano passado, inclusive no Brasil.
A montadora italiana ainda não divulgou dados do novo carro. Informou apenas que diferentemente do Murciélago Roadster, lançado em 2005, que usava capota de lona, a versão conversível do Aventador terá teto rígido retrátil. Esse componente, apesar de ser mais pesado, foi escolhido por permitir melhores resultados em termos de aerodinâmica.
O Aventador Roadster manterá o motor V12 de 6,5 litros, 691 cv de potência e 70 mkgf de torque da versão fechada. O câmbio é automatizado de sete marchas e a tração, integral. Com essa mecânica o cupê vai de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
A fabricante italiana está trabalhando para reduzir o tempo de espera entre o lançamento dos modelos fechados e suas versões conversíveis. Entre a chegada do Diablo, em 1996, e a da sua configuração com teto retrátil, por exemplo, passaram-se cinco anos.
Com o Murciélago, a espera foi reduzida para quatro anos. No, caso do Aventador, o intervalo entre o lançamento das duas versões não deverá chegar a um ano, já que a estreia da versão conversível no mercado europeu deverá ocorrer no próximo semestre.