Aventura sem o pedal da embreagem

Assim como nas terceira e quarta gerações, o Volkswagen Gol G5 tem versão Rallye. Mas o "aventureiro" atual traz um detalhe diferenciado em relação aos predecessores: a opção do câmbio automatizado I-Motion, à venda por R$ 43.980

Por 28 de jun, 2011 · 3m de leitura.

LEANDRO ALVARES

Assim como nas terceira e quarta gerações, o Volkswagen Gol G5 tem versão Rallye. Mas o “aventureiro” atual traz um detalhe diferenciado em relação aos predecessores: a opção do câmbio automatizado I-Motion.


A caixa de cinco marchas é interessante por também permitir trocas manuais por meio da alavanca ou das aletas atrás do volante. Mas o compacto, obviamente, cobra um preço por isso. São R$ 43.980, ou R$ 2.700 a mais que a tabela da versão manual.

A configuração I-Motion tem as mesmas qualidades e deméritos da opção de entrada do hatch com apelo visual fora de estrada. O motor 1.6 flexível de até 104 cv oferece boa agilidade ao Gol. Há boas respostas desde as baixas rotações e as acelerações são feitas de modo uniforme, sem vacilos.


Já a suspensão, 28 mm mais alta que a do modelo convencional, se por um lado ajuda a vencer obstáculos urbanos, como valetas e lombadas, por outro faz com que a carroceria incline um pouco mais nas curvas. Mas nada que chegue a comprometer a segurança.

O pacote de equipamentos do Rallye só chama a atenção pelo sensor de estacionamento traseiro. No mais, há apenas direção hidráulica e trio elétrico. Pelo ar-condicionado, por exemplo, é preciso pagar mais R$ 3.140. Para o kit de segurança (airbags e ABS), são R$ 2.280.


Para uma versão pretensamente aventureira seriam bem-vindos os pneus de uso misto. No Gol Rallye eles são apenas mais largos (205/55 R15) e para asfalto. Detalhe que não ajuda a andar na terra.

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FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE