Você está lendo...
Barcelona proíbe circulação de carros antigos
Notícias

Barcelona proíbe circulação de carros antigos

Medida vai tirar das ruas carros a gasolina anteriores a 2000 e a diesel de antes de 2006. Barcelona luta há décadas para reduzir poluição e melhorar qualidade do ar

Redação

04 de jan, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

barcelona
Baixa qualidade do ar pode ter vitimado mais de 400 pessoas entre 2010 e 2017 na cidade
Crédito:Albert Gea/Reuters
barcelona

A cidade de Barcelona, na Espanha, proibiu a circulação de carros mais antigos com motor a combustão em mais da metade da cidade. Modelos a gasolina fabricados antes de 2000 e a diesel anteriores a 2006 estão proibidos de rodar numa região de 59,5 quilômetros quadrados. Barcelona se estende por 102 quilômetros quadrados.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A restrição, no entanto, não é total. No entanto, os veículos mais antigos só poderão circular no centro expandido barceloneta à noite ou nos fins de semana. A proibição vale de 7h às 20h em dias de semana.

Publicidade


Os motoristas terão três meses para se acostumar com as restrições, período no qual receberão apenas advertências. As multas serão aplicadas a partir de abril e variam entre 100 e 150 euros, cerca de R$ 680. A fiscalização será feita por 150 câmeras instaladas na cidade.

Donos de carros usados para trabalho terão que provar que ganham menos de 8 mil euros por ano para receber um ano de prazo para substituírem seus veículos mais antigos. Veículos registrados fora da Espanha poderão ficar isentos da proibição mediante autorização da prefeitura.

Barcelona deve tirar 50 mil carros das ruas

De acordo com a administração local, cerca de 50 mil carros antigos deixarão de circular diariamente no centro de Barcelona. Em 2021 o número irá crescer com a proibição também de caminhões, furgões e ônibus antigos.


A medida deverá finalmente ajudar a cidade a se encaixar nas metas antipoluição estipuladas pela União Europeia. Desde 2002 a cidade polui mais do que o limite e estima-se que a baixa qualidade do ar tenha vitimado 424 pessoas entre 2010 e 2017. Os dados são da secretaria de saúde da cidade.

Deixe sua opinião