O segundo semestre promete para o mercado automotivo nacional, com muitas novidades chegando. Futuros lançamentos esperados para até o final do ano prometem agitar o já concorrido espaço automotivo, com novos modelos e reestilizações. Separamos alguns modelos com lançamentos já esperados, confira:
BYD Shark
Com lançamento confirmado para outubro no Brasil, a BYD Shark acaba de estrear no mercado uruguaio. Seguindo a atual nomenclatura da marca chinesa, a picape híbrida está disponível nas versões GL, por US$ 69.490 (cerca de R$ 382.500 na conversão direta), e GS, por R$ 72.990 (quase R$ 402 mil). É um valor mais alto que as primeiras estimativas para o modelo no mercado brasileiro. De acordo com informações de revendedores, a princípio a Shark deve ter seu lançamento por aqui custando por volta de R$ 300 mil.
Peugeot 208
O Peugeot 208 2025 já está à venda na Argentina, onde é produzido, na fábrica em El Palomar. O modelo divide componentes com outro modelo da marca, o SUV 2008, que será apresentado este mês. No hatch, as mudanças mais chamativas ocorrem na dianteira, com uma nova grade, novo para-choque, faróis e emblemas. Ele é um dos lançamentos da Stellantis para esse semestre.
Previsto para chegar ao Brasil em setembro, o modelo terá duas opções de motor na Argentina: o motor 1.6 EC5 aspirado, equipando as versões Active e Allure, com câmbio manual de 5 marchas, e automático de 6 marchas para Allure e Allure Pack. Essa configuração não deve ser repetir no Brasil, uma vez que o motor foi descontinuado para o mercado nacional. Já o 1.0 Turbo, entretanto, fica reservado às opções Allure Pack e GT, com câmbio CVT de 7 marchas simuladas.
Citroën Basalt
O Basalt faz parte da família C-Cubed, ao lado dos irmãos C3 e Aircross. O modelo, já lançado na Índia, chega por aqui ainda neste semestre. Com base na plataforma CMP, mede 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Tem porta-malas de 470 litros. O tanque de combustível tem 45 litros.
Ainda não se sabe detalhadamente quais versões estarão por aqui, tampouco seus conteúdos. Entretanto, o concorrente do primo Fiat Fastback e do VW Nivus deve contar com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada, a fim de oferecer opções mais em conta ao consumidor. As configurações mais caras, todavia, virão com o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf (de Fiat Strada, Peugeot 2008 e companhia), além de câmbio CVT que simula sete marchas.
BYD Yuan Pro
Chamado de Yuan Up na China, será o utilitário esportivo elétrico de entrada da marca no mercado brasileiro, abaixo do Yuan Plus. Com preço estimado abaixo de R$ 200 mil, o modelo deverá incomodar até SUVs compactos sem eletrificação, como as versões de topo de Volkswagen T-Cross (R$ 179.990), Hyundai Creta (R$ 187.890) e Honda HR-V (R$ 199.800), por exemplo. Será apresentado no dia 5 de setembro, e deve ser o primeiro dos lançamentos da marca no semestre.
Com 4,31 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,83 m de largura e 2,62 m de entre-eixos, o Yuan Pro divide a plataforma com o Dolphin. Além disso, também compartilha o conjunto mecânico com o hatch na versão de entrada. Assim, recebe motor elétrico de 95 cv de potência e 18,3 mkgf de torque.
São duas opções de bateria, com capacidade de 32 kWh e alcance de 301 km ou 45,1 kWh e até 401 km de autonomia, mas no generoso padrão chinês. Há ainda uma segunda configuração que entrega até 177 cv e 29,6 mkgf, ou seja, menos que o Dolphin Plus. Mas, por ora, ainda não há confirmação de motorização para o Brasil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!