O Flying Spur mudou de geração e foi promovido. De modelo de entrada da Bentley no Brasil, o sedã agora é o topo da linha. A tabela parte de R$ 1,485 milhão e chega a R$ 1,9 milhão com opcionais e todas as possibilidades de personalização.
O motor 6.0 W12 biturbo é o fator primordial para a “promoção” do carro britânico. Tem 616 cv e 81,6 mkgf. O câmbio automático de oito marchas substituiu o anterior, de seis. A tração é nas quatro rodas, com distribuição de 40% no eixo dianteiro e 60% no traseiro. Conforme a demanda, pode chegar a 65% na frente ou 85% atrás.
A suspensão merece destaque: o amortecimento pode ser ajustado em quatro níveis. Assim, o modelo entrega, ao gosto do motorista, conforto ou uma pegada firme, própria para altas velocidades.
O uso de materiais como alumínio e, na tampa do porta-malas, compósito de polímero, contribuiu para deixar o modelo 50 quilos mais leve. De acordo com informações da Bentley, o Flying Spur pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chegar a 322 km/h.
Se você não gostou do som dos novos motores V6 da Fórmula 1, escutar os 12 cilindros do Flying Spur entrando em ação quando se pisa forte no acelerador pode fazer seu dia ficar mais feliz. O ronco chega a assustar. Mas, quando o propulsor roda em baixa rotação, nada se escuta na cabine.
E por falar em interior, o sedã tem mais charme por dentro do que por fora. Os quatro passageiros contam com ajustes elétricos nos bancos, que atrás podem ser individuais ou inteiriço. Neste caso, há lugar para um terceiro ocupante, mas com aperto, por causa do túnel central alto. Os outros podem espalhar pelo ambiente suas pernas e ombros. Não falta espaço.
Os passageiros do banco de trás também se beneficiam de um sofisticado sistema de entretenimento, oferecido com opcional. Há telas individuais que projetam imagens do DVD ou da TV digital. Também há mesinhas do tipo avião – com revestimento de madeira – e console central rebatíveis.
Quem viaja na frente conta até com ajustes elétricos para a altura do cinto de segurança.
O acabamento é de deixar qualquer modelo alemão de luxo morrendo de inveja. Quase tudo é feito à mão, como a costura do couro que reveste bancos, portas e volante (que pode ser de madeira). Os painéis de laca são confeccionados em um processo que leva três semanas para ser concluído, segundo informações da Bentley. Há ainda diversas peças feitas de alumínio.