Os modelos blindados novos e seminovos são uma boa alternativa para quem procura proteção, mas não pode ou não quer desembolsar quantias muito altas. Em vez dos R$ 130 mil pedidos por um Toyota Corolla zero-km com o reforço, há unidades com cerca de um ano de uso por até R$ 20 mil a menos.
Se a busca incluir veículos mais antigos, o valor cai ainda mais. Um modelo 2010 blindado pode ser encontrado por valores ainda menores, na casa dos R$ 55 mil.
É essa economia que atrai pessoas como o empresário Antônio Granado, proprietário de um BMW 325i Protect 2003. “Comprei um modelo usado justamente pelo preço mais em conta”, explica ele, que possui o carro há quatro anos.
O empresário ressalta, porém, que a exigência era de que o carro fosse blindado de fábrica – algo que ele acredita ser garantia de uma unidade mais íntegra.
A contrapartida ao preço baixo é que, quanto mais antigo o carro blindado, mais frequente e cara é sua manutenção. “A blindagem não valoriza carros com mais de sete anos de uso”, diz o executivo de vendas da MK Blindados, André Ruiz. “No máximo, serve como apelo para a venda.”
Se o carro já tiver mais de 15 anos de uso, no entanto, o fato de ser blindado geralmente é prejudicial na hora de vender. O preço cai tanto pela idade do carro quanto pela da blindagem. As proteções antigas são pesadas e menos eficientes.
Além disso, comprar blindados usados em lojas especializadas ou em blindadoras costuma ser garantia de melhor procedência. Isso porque a maioria faz toda a manutenção necessária antes de revender.
LUXUOSOS
Nos modelos importados mais refinados, o preço do blindado demora mais a se equiparar ao de seu exemplar sem a proteção, de acordo com levantamento feito pela reportagem. Um Audi A5 2010 com blindagem, por exemplo, custa, em média, R$ 140 mil. Um semelhante sem a proteção sai por cerca de R$ 100 mil.