Com a crise econômica, o aumento do desemprego e da criminalidade, mais pessoas buscam refúgio na segurança dos carros blindados. O que já foi um símbolo de status para os muito ricos – os sedãs de luxo e os utilitários-esportivos lideram a preferência – está se popularizando.
A classe média já instala a proteção em hatches compactos com motor 1.6, como Hyundai HB20 e Ford Fiesta. E o seminovo desponta como opção para quem quer um blindado, mas não está disposto a gastar em um zero-km.
O consultor de mercado Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, explica que esse produto atrai dois tipos de consumidores diferentes. “Existe o ‘marinheiro de primeira viagem’, que quer experimentar o blindado, mas não sabe se vai se adaptar. E há os já adeptos, que compram um seminovo e trocam por outro também de segunda mão em poucos anos, mantendo-se protegidos sem fazer um investimento muito grande”, afirma.
Dicas. Para comprar um blindado usado, a principal recomendação é procurar uma loja especializada. Boa parte das revendas também é blindadora e atua na manutenção desse tipo de veículo. Já nas concessionárias das principais montadoras, é mais difícil encontrar esses modelos, pois muitas não os aceitam na troca.
Em lojas especializada é possível encontrar desde seminovos até veículos antigos. “A rotatividade do blindado usado é similar à do carro convencional, sem a proteção”, explica Rafael Barbero, diretor do Grupo Avallon (3061-4000), que reúne blindadora, lojas de novos e usados, locadora e oficina especializada em blindados.
Uma das vantagens dos modelos de segunda mão é que o custo da blindagem, que encarece os novos, tende a se amortizar com o passar do tempo. “O proprietário perde 20% do valor investido na proteção no primeiro ano, chegando a 35% no terceiro ano. Se buscar um usado com cinco a dez anos, pode encontrar carros em bom estado com custo de blindagem próximo a zero”, diz Renato Santhinon, diretor da R8 Blindados (5084-6856).
Ele oferece um Santa Fe ano 2008 por R$ 49 mil. O mesmo Hyundai sem blindagem está cotado a R$ 46.700 na pesquisa publicada no Jornal do Carro. Na loja também há um Corolla 2008 SE-G blindado a R$ 43.900, ante os R$ 36 mil da cotação do sedã Toyota convencional.
Na R2 Import, do Grupo Avallon, há um Hyundai Tucson GLS V6 2009 a R$ 57 mil, um Audi A4 2011 a R$ 85 mil e um Honda Civic LXR 2014 a R$ 99 mil. Para os mesmos carros sem proteção as cotações no JC são de R$ 39.206, R$ 72.963 e R$ 63.314, respectivamente.
A manutenção do blindado requer cuidados especiais. Por causa do maior peso, pode ser preciso reforçar o motor dos vidros elétricos, ajustar o alinhamento das portas e substituir dobradiças. Os itens mais caro são os vidros. Confira os preços para reparos de delaminação.