Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revela que a blindagem automotiva segue em alta no país. De acordo com o levantamento, 4.275 veículos receberam esse tipo de proteção nos primeiros seis meses do ano, 4,92% a mais que no mesmo período do ano passado. A pesquisa teve a participação de 34 blindadoras associadas à entidade, cinco a mais do que na pesquisa anterior, que respondem por 80% da produção total de veículos blindados no Brasil.
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O levantamento também mostra que a blindagem automotiva cada vez mais tem extrapolado o eixo Rio-São Paulo. SP segue em primeiro, com a concentração de 70% da produção de blindados, seguido pelo Rio, com 12%, Pernambuco, com 4%, Pará, com 3%, e Paraná, com 2%. Os 9% restantes são distribuídos entre os estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A pesquisa da Abrablin revela ainda o perfil do usuário de blindagem no primeiro semestre do ano. A maioria (65%) é do sexo masculino, dos quais 27% têm entre 40 e 49 anos. Entre as mulheres, 25%, está na faixa de 50 a 59 anos. Do total de usuários, 75% são executivos/empresários; 9%, artistas/cantores; 7%, juízes; 6%, políticos; outras ocupações (3%) completam o perfil.
Entre os carros mais blindados no semestre, de acordo com a entidade, a Range Rover Evoque, modelo da Landrover, foi a campeã, seguida pelo Tiguan, da Volkswagen. O Jetta Sedan, também da Volks, ocupa a terceira posição no ranking. O Corolla, da Toyota, e o XC 60, modelo da Volvo, completam o rol dos veículos mais blindados durante os seis primeiros meses de 2012.
A blindagem mais praticada no mercado continua sendo a de nível III-A, que suporta até tiros de submetralhadoras (pistolas) 9mm e revólveres .44 Magnum.