Em 2025, a BMW completa 30 anos desde a sua chegada no Brasil. Além disso, a companhia mantém uma fábrica no País na cidade de Araquari, em Santa Catarina. Na quarta-feira (3), a unidade celebrou dez anos em operação. Como parte das comemorações, a BWM anunciou uma importante novidade.
De acordo com a marca, o Brasil vai receber investimentos, de R$ 1,1 bilhão. Para isso, o aporte ocorrerá ao longo do período de 2025 a 2028. Dessa forma, o objetivo é trazer maior capacidade tecnológica digital para o País, segundo João Veloso, diretor de comunicação da BMW na América Latina. O anúncio ocorreu durante encontro de executivos da companhia e jornalistas nesta sexta-feira (4) no escritório da filial brasileira, em São Paulo.
Além disso, os recursos serão usados para modernizar a fábrica de Araquari. Atualmente, a planta produz 11 mil veículos por ano. Também servirão para a contratação e desenvolvimento de pessoal, de acordo com Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da marca. Ademais, a empresa quer fortalecer sua área de engenharia local e desenvolver novas tecnologias. Assim, poderá contribuir com as atividades globais do Grupo, conforme disseram Nedeljković e Maru Escobedo, presidente-executiva do BMW Group para América Latina.
No mesmo sentido, os executivos destacaram que a empresa focará novidades em descarbonização. Para isso, a BMW pretende investir cada vez mais em em veículos eletrificados. No mesmo sentido, a marca reafirmou o compromisso de produção do novo BMW X5 na fábrica de Araquari, em breve.
Produção nacional do SUV híbrido plug-in da BMW
Conforme a companhia, em poucas semanas o BMW X5 PHEV, um SUV híbrido plug-in, terá a produção iniciada na fábrica de Santa Catarina. “Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil”, diz Nedeljković. “O nosso BMW X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul”, afirmou. A produção já havia sido anunciada em abril, porém sem divulgação de data de início.
Segundo a BMW, a escolha do X5 tem a ver com seu bom volume de vendas no Brasil. Atualmente, na fábrica catarinense já são feitos o sedã BMW Série 3 e os SUVs X1, X3 e X4, líderes de vendas em seus segmentos, conforme informações da fabricante. De acordo com a empresa, esses modelos garantem à empresa a liderança de vendas entre as marcas de veículos premium no Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!