BMW 120 Sport se destaca pela dirigibilidade

Por R$ 165.950, hatch médio é bom, mas não entrega mais que o necessário em equipamentos e acabamento

Por 09 de mar, 2016 · 4m de leitura.
Série 1 é o hatch médio que disputa com Audi A3 e Mercedes Classe A

A porta se abre e o que se vê lá dentro não é nada que impressione muito, embora ele custe R$ 165.950. Mas a visão é um sentido que pode nublar importantes sentimentos. Como é melhor deixar a emoção rolar, pressionamos o botão de partida, mas isso não faz surgir nenhum ronco que arrebate o coração – algo esperado para um motor 2.0 flexível. Mas basta pressionar o pedal do acelerador para a mágica acontecer.

É claro que 120i Sport não é nenhuma usina de força, mas tudo trabalha de forma tão boa e linear, que o modelo alemão é capaz de arrancar sorrisos duradouros de qualquer motorista.Com o modo Sport acionado, que libera os 184 cv e 27,5 mkgf de modo mais bruto, o 120i Sport ganha esperteza para rodar nos centros urbanos. E, embora o controle de limite de velocidade nas cidades impeça possíveis arroubos esportivos, até nisso esse BMW é bacana.


Por não ser um hatch nervosinho, que instiga a acelerar o tempo todo, é possível andar a 30 km/h e a 120 km/h com a mesma tranquilidade – e com a certeza de que se pressionar o pé direito com força dá para chegar aos 238 km/h, segundo dados da fabricante. Na estrada, como o torque máximo surge a partir das 1.250 rpm fazer ultrapassagens fica muito fácil.

As suspensões do tipo McPherson na dianteira e Multilink atrás são um primor e fazem com que o carro fique grudado no chão sem que haja comprometimento do conforto. Ainda no modo Sport, os controles eletrônicos ficam parcialmente ativos e dá para abusar um pouco. Mas se o motorista quiser algo mais desafiador, pode optar pelo Sport Plus, que desliga tudo e libera a tração traseira para tornar o 120i um carro xucro.

Mas, para um modelo dessa faixa de preço, o BMW tem interior demasiadamente simples. O acabamento é bem feito, mas está defasado em relação à concorrência. Aliás, já passou da hora de a BMW modernizar a cabine de seus veículos.


Na lista de equipamentos há acionamento automático dos limpadores de para-brisa e abertura das portas sem o uso de chave. Mas não dava para esperar menos que isso.