BMW 428i é um 'Série 3' mais descolado

Modelo tem todas as virtudes do sedã do qual deriva, e é bem melhor de guiar

Por 19 de ago, 2015 · 4m de leitura.

À primeira vista, pode até parecer um Série 3. Mas a coluna “C” levemente rebaixada e a posição inclinada de guiar deixam claro que se trata de um outro modelo. Seu visual chama mais a atenção que o “irmão” e, ao volante, ele é mais instigante. Estamos falando do BMW 428i Gran Coupé que tem preço sugerido de R$ 246.950.

O novato também se diferencia do Série 3, com o qual compartilha plataforma, por ter dois volumes, em vez de três. Isso acaba criando um generoso compartimento de bagagem, bem mais versátil que o do sedã. O porta-malas acomoda entre 480 e 1.300 litros e tem tampa com abertura e fechamento automáticos.


O espaço interno é amplo, mas atrás duas pessoas viajam melhor, já que o túnel central alto atrapalha o terceiro passageiro. A distância entre os eixos, de 2,8 metros, proporciona ótima acomodação para as pernas dos ocupantes e a “caída” do teto não atrapalha nem os muito altos.

Mas é ao volante que está o maior destaque do modelo. A posição de guiar, que além de inclinada é baixa, instiga a acelerar. E isso o carro faz bem.

Com motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv e 35,7 mkgf, o 428i pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, de acordo com informações da BMW.


Até recentemente, esses dados eram comuns em carros com motor “maior” – de seis cilindros, por exemplo. Nas retomadas de velocidade, o 2.0 vai bem em qualquer faixa de giro. Essa desenvoltura lhe dá bom fôlego para rodar tanto na cidade quanto em rodovias.

A precisão e rapidez do sistema da direção deixam o modelo bem à mão, seja em curvas ou no trânsito urbano. E, mesmo tendo tração traseira, característica que costuma ser associada a respostas ariscas em curvas e em acelerações fortes, o 428i passa sensação de segurança ao motorista graças ao controle eletrônico de estabilidade. Essa assistência pode ser reduzida (no modo de condução Sport+), mas não é completamente desativada.

A suspensão muito firme melhora a dirigibilidade, mas acaba gerando desconforto ao rodar sobre pisos irregulares.