BMW anuncia fim da produção do célebre i8

Protótipo do i8, primeiro híbrido plug-in da montadora alemã, apareceu no filme ‘Missão Impossível – Protocolo Fantasma’

BMW i8 não será mais produzido pela montadora
BMW i8 não será mais produzido pela montadora Crédito: BMW/Divulgação

A BMW anunciou o encerramento da produção do esportivo i8, tanto na versão Coupé, quanto na Roadster. O modelo, que foi o primeiro híbrido plug-in da montadora alemã, foi lançado em 2014. Ao longo de seis anos, o carro teve 20 mil unidades vendidas.

O carro já nasceu famoso. Primeiramente, um protótipo dele estreou no filme “Missão Impossível – Protocolo Fantasma”, quarto longa da franquia, em 2011. Porém, o lançamento oficial foi dois anos mais tarde, em 2013, no Salão do Automóvel de Frankfurt. O lançamento do i8, ao lado do elétrico i3, era o sinal de uma nova empreitada da montadora alemã: os carros elétricos e híbridos. Seguiram-se ao i8 e i3 outros tantos carros do tipo, como o MINI Cooper SE e o i3s.

Em 2014, depois de estar presente no filme estrelado por Tom Cruise, o carro ganhou o papel de safety car na Formula E. O plano da BMW é ter, até 2023, 25 modelos eletrificados, dos quais mais da metade será totalmente elétrica.

i8: modelo de sustentabilidade

O desenvolvimento do BMW i8 foi pautado pela sustentabilidade. A carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono foi combinada com um chassi de alumínio.

Os motores do híbrido entregavam um torque máximo de 250 Nm e tinham uma grande interação entre si. O motor de combustão era um turbo gêmeos que transferia a potência para as rodas traseiras, enquanto o motor elétrico dava conta das dianteiras. Usando apenas o elétrico, era possível atingir 120 km/h.

Em 2017, com o lançamento do BMW i8 Roadster, o Coupé também ganhou um incremento no motor. O novo i8 passou então a entregar 374 cavalos e a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

Ao longo de sua produção, o modelo foi muito premiado. Entre algumas de suas conquistas, estão o prêmio de carro do ano da revista britânica Top Gear e também o título de carro verde do mundo. Atualmente, a BMW ainda produz 200 veículos da edição limitada Ultimate Sophisto do i8.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais