Você está lendo...
BMW anuncia fim da produção do célebre i8
Notícias

BMW anuncia fim da produção do célebre i8

Protótipo do i8, primeiro híbrido plug-in da montadora alemã, apareceu no filme 'Missão Impossível - Protocolo Fantasma'

Redação

13 de mar, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BMW i8 não será mais produzido pela montadora
BMW i8 não será mais produzido pela montadora
Crédito:BMW/Divulgação
BMW i8 não será mais produzido pela montadora

A BMW anunciou o encerramento da produção do esportivo i8, tanto na versão Coupé, quanto na Roadster. O modelo, que foi o primeiro híbrido plug-in da montadora alemã, foi lançado em 2014. Ao longo de seis anos, o carro teve 20 mil unidades vendidas.

O carro já nasceu famoso. Primeiramente, um protótipo dele estreou no filme “Missão Impossível – Protocolo Fantasma”, quarto longa da franquia, em 2011. Porém, o lançamento oficial foi dois anos mais tarde, em 2013, no Salão do Automóvel de Frankfurt. O lançamento do i8, ao lado do elétrico i3, era o sinal de uma nova empreitada da montadora alemã: os carros elétricos e híbridos. Seguiram-se ao i8 e i3 outros tantos carros do tipo, como o MINI Cooper SE e o i3s.

Em 2014, depois de estar presente no filme estrelado por Tom Cruise, o carro ganhou o papel de safety car na Formula E. O plano da BMW é ter, até 2023, 25 modelos eletrificados, dos quais mais da metade será totalmente elétrica.

Publicidade


i8: modelo de sustentabilidade

O desenvolvimento do BMW i8 foi pautado pela sustentabilidade. A carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono foi combinada com um chassi de alumínio.

Os motores do híbrido entregavam um torque máximo de 250 Nm e tinham uma grande interação entre si. O motor de combustão era um turbo gêmeos que transferia a potência para as rodas traseiras, enquanto o motor elétrico dava conta das dianteiras. Usando apenas o elétrico, era possível atingir 120 km/h.


Em 2017, com o lançamento do BMW i8 Roadster, o Coupé também ganhou um incremento no motor. O novo i8 passou então a entregar 374 cavalos e a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

Ao longo de sua produção, o modelo foi muito premiado. Entre algumas de suas conquistas, estão o prêmio de carro do ano da revista britânica Top Gear e também o título de carro verde do mundo. Atualmente, a BMW ainda produz 200 veículos da edição limitada Ultimate Sophisto do i8.

Deixe sua opinião